Sociólogo Alain Touraine é o convidado do ‘Incertezas Críticas’

Publicado em 01/03/2017 - 14:39

Por Gecom

O sociólogo Alain Touraine é o entrevistado do programa ‘Incertezas Críticas” da próxima quarta-feira, dia 1º de março. Na conversa com o diretor Daniel Augusto, Touraine fala sobre os efeitos de longo prazo da crise financeira de 2008. Para o escritor francês, “o capital está fora de controle”. O programa vai ao ar às 21h30, na TV Brasil. 

Considerado um dos sociólogos mais respeitados do mundo, Touraine analisa as crises do capitalismo contemporâneo e como elas podem levar a Europa à catástrofe. Segundo o escritor, os estados se endividaram enormemente em 2008 para impedir que acontecesse como em 1929. "Tudo isso quer dizer que não resolvemos o problema. Por enquanto, nós o deslocamos, postergando um pouquinho. Mas agora a crise financeira se transformou em crise monetária e, portanto, em crise da economia como um todo", diz Touraine.

Em sua avaliação, o capital está fora de controle e esta é uma crise que pode se tornar mortal, uma vez que não se levou à reconstrução ou à criação de uma nova cena social e política. "Falar de crise dá a sensação de que caímos num buraco mas voltaremos a subir. Não é certo que voltaremos a subir", complementa.

Autor de diversos livros, o sociólogo Alain Touraine é conhecido pela dedicação à sociologia do trabalho e dos movimentos sociais. É considerado o pai da expressão "sociedade pós-industrial".

Produzida pela Grifa Filmes, a série de televisão Incertezas Críticas faz uma reflexão sobre o mundo contemporâneo, na visão de alguns dos mais importantes intelectuais do tempo presente. Cada episódio recebe um pensador para uma entrevista exclusiva em sua residência ou escritório. O programa debate o mundo atual com personalidades como Noam Chomsky, Zygmunt Bauman, Alain Touraine, Richard Sennett, entre outros.

Serviço:
Incertezas Críticas – Alain Touraine,  quarta-feira (1º de março), às 21h30, na TV Brasil.

Compartilhar: