Aniversário de Brasília é destaque na Nacional

Publicado em 20/04/2017 - 08:45 e atualizado em 20/04/2017 - 18:29

TV Brasil, Agência Brasil e NBR também preparam conteúdo especial
Nos programas, pioneiros, artistas e pesquisadores contam porque amam a cidade que completa 57 anos

Brasília é a grande homenageada dos veículos da EBC nesta sexta-feira, 21 de abril. O aniversário de 57 anos da cidade será lembrado com edições especiais dos programas da Rádio Nacional de Brasília (AM 980 KHz), emissora cujas primeiras transmissões aconteceram ainda durante a construção da capital federal. A TV Brasil, com o noticiário local do Repórter DF, a Agência Brasil e a NBR também apresentarão conteúdos especiais para celebrar a data.

Todos os programas da Nacional de Brasília no dia das comemorações serão transmitidos a partir do Museu Vivo da Memória Candanga, no Núcleo Bandeirante. A programação especial vai ao ar entre 8h e 17h, e contará com entrevistas com pioneiros, historiadores, autoridades e outros convidados que vão resgatar a memória da construção e das quase seis décadas de Brasília e como foi participar dessa história. Gravações do período, como depoimentos de Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, também farão parte das homenagens prestadas pela emissora à cidade.

Programação da Nacional
De manhã, a partir das 8h, o programa Revista Brasil trará entrevista exclusiva com o jornalista, historiador e escritor Adirson Vasconcelos, membro da Academia Brasiliense de Letras e autor de mais de 30 livros sobre a capital. Para completar o panorama histórico, o pioneiro Carlito, testemunha ocular, virá aos estúdios para conversar sobre o crescimento da cidade que ele viu nascer e ajudou a construir.

A criação e trajetória da Nacional de Brasília se confunde com a da cidade. Para falar sobre essa forte relação entre o rádio e a cidade, o radialista, pioneiro e antigo locutor da Nacional, Clemente Drago, também marca presença no programa. Outro que possui especial proximidade com Brasília, o cineasta Vladimir Carvalho, vai falar das várias vezes em que retratou a alma da cidade na tela do cinema.

Logo após, a partir das 10h, começa o Revista Brasília. O programa, que completa 3 anos no mesmo dia, vai trazer o historiador Luis Ricardo Magalhães para falar sobre como foi realizada a transferência da capital do Rio de Janeiro para o centro do país. No estúdio montado no Riacho Fundo, estarão também a cantora brasiliense Kris Maciel, Salviano Guimarães, primeiro presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal. E, para falar sobre os pontos turísticos mais procurados por quem visita Brasília, o vice-presidente do Sindicato de Guias de Turismo do DF, José Pereira.

O Tarde Nacional vai ao ar entre 15h e 17h com um toque mais festivo e a presença de artistas, músicos e poetas que ajudaram a construir a identidade cultural de Brasília. Felipe Seabra, vocalista do Plebe Rude, vai falar sobre como o rock da cidade marcou uma geração e é, até hoje, referência para o estilo em todo o país. A cantora Wanderleia, que participou de uma das primeiras transmissões da Nacional de Brasília, também prestigiará a capital novamente pelas ondas da emissora. Já o poeta Nicolas Behr falará sobre o amor à cidade e como ele impacta em sua produção literária.

TV Brasil
A edição do Repórter DF do dia 21 de abril, que vai ao ar às 12h30, contará com informações exclusivas e matérias especiais que darão relevo ao que existe de único na cidade planejada. Em uma das reportagens, Orenaldo Alves Leite, 58, vem direto de Uberlândia, onde reside atualmente, para contar sobre a honra de ter sido o primeiro bebê nascido em Brasília. Dentre as curiosas histórias trazidas por ele está a do registro: Orenaldo nasceu no Riacho Fundo, mas foi registrado em Planaltina. Na ocasião, o funcionário do cartório teve a sensibilidade de escrever: nascido onde será a futura capital do país.

E é sobre a primeira geração genuinamente brasiliense, em sua maioria nascida na década de 1970, que versará a crônica de Wilson Ibiapina, que também irá ao ar durante o noticiário. Em outra reportagem, a TV Brasil vai adentrar os bastidores da série que o canal History Channel está produzindo sobre a capital. A repórter Nathália Mendes vai mostrar a Universidade de Brasília por dentro, instituição que comemora seu aniversário no mesmo dia e nutre até hoje uma relação muito próxima com a cidade e a comunidade.

A Agência Brasil, por sua vez, entrevista o urbanista Cláudio Villar de Queiroz, que traça um panorama do que era esperado para Brasília quando foi planejada e relaciona com o que ela se tornou. Falou ainda de outros temas candentes para a cidade, como a influência do entorno e a crise hídrica.

TV NBR
O NBR Entrevista dessa semana vai revisitar os acampamentos pioneiros da capital federal, que guardam uma parte importante da história da cidade antes mesmo dela ser inaugurada. Quem participa dessa viagem no tempo é Carlos Madson Reis, Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Distrito Federal.

O programa especial foi gravado nos jardins do Catetinho, o Palácio de Tábuas. O local é a primeira construção de Brasília e um dos acampamentos pioneiros, tombado desde 1959 a pedido do então presidente Juscelino Kubitschek.

Numa reportagem especial feita para o programa, o chefe do Catetinho, Aurentino Costa, conta várias curiosidades, como a composição da música “Água de Beber”, por Tom Jobim e Vinícius de Moraes, inspirada na fonte que fica atrás do Catetinho. A reportagem também terá a participação do escritor Adirson Vasconcelos.

O NBR Entrevista, da TV NBR, é apresentado pela jornalista Ana Gabriella Sales. O programa inédito, apresentado pela jornalista Ana Gabriella Sales, vai ao ar nesta sexta-feira, às 18h30, na TV NBR, com reprises ao longo da programação.

Compartilhar: