Programa Especial mostra o uso da Língua Brasileira de Sinais no meio audiovisual

Publicado em 20/04/2017 - 15:01 e atualizado em 20/04/2017 - 15:07

Equipe de reportagem visita a TV INES e conversa com casal que tem canal de culinária no Youtube

O Programa Especial deste sábado (22), ao meio-dia, na TV Brasil, é dedicado à Libras, a Língua Brasiliera de Sinais, que é considerada a segunda língua oficial do país. A atração mostra um canal de culinária na internet em que as receitas são interpretadas em Libras e faz uma visita à sede da TV INES, um canal de webTV voltado para pessoas com deficiência auditiva.

A equipe de reportagem foi até Curitiba conhecer o casal Débora e Felipe. Eles são os criadores do Chef Cenoura, um canal de culinária vegetariana na internet. Os dois ensinam o preparo de receitas através de vídeos. Débora Pereira conta como aprendeu a LIBRAS e de que modo ela e Felipe começaram a gravar.

"É um canal inclusivo para ouvinte e para surdo, então os dois têm que se sentir bem assistindo o programa e o retorno da comunidade surda tem sido fantástico, a gente recebe mensagens muito bonitas dos surdos", explica.

A TV INES é uma webTV em que a pessoa surda é protagonista. Pioneira no Brasil, é totalmente acessível, com Libras, legenda descritiva e locução. A emissora bilingue produz 12 programas sobre esporte, entretenimento, entre outros assuntos.

"A gente procura ter uma programação muito diversificada para atingir o público surdo, que não tem um acesso integral nas mídias tradicionais. Então, é uma programação que ele pode assistir integralmente", explica a gerente da TV INES, Joana Peregrino, sobre o canal que completa quatro anos nesta segunda-feira, 24 de abril.

"O surdo vê o ouvinte e o ouvinte vê o surdo, isso está se abrindo", acrescenta a apresentadora Clarissa Guerretta. "A TV mostra que o surdo é capaz, que pode viajar, que pode trabalhar em avião, em culinária, medicina. O público ouvinte que tenha pais surdos, por exemplo, pode assistir e crescer também", esclarece Clarissa.

Em 2014, ela foi a primeira repórter surda a cobrir uma Copa do Mundo. Com o episódio das coletivas da seleção brasileira, Clarissa Guerretta ficou conhecida mundo afora e passou a ser mais reconhecida pela comunidade surda.

Serviço:
Programa Especial – sábado (22), ao meio-dia, na TV Brasil.

Compartilhar: