Filme nacional "A Felicidade de Margô", inspirado em crônica de Drauzio Varella, estreia na TV Brasil

Publicado em 05/05/2017 - 14:42

Produção brasileira da linha FICTV I do Programa CPLP Audiovisual chega às telinhas em 8 de maio

A TV Brasil lança o filme nacional "A Felicidade de Margô" nesta segunda (8), às 23h, na faixa da linha FICTV I do Programa CPLP Audiovisual. A sessão traz quatro produções inéditas adaptadas de obras literárias da Comunidade Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Os filmes apresentam uma visão contemporânea dessas nações, contribuem no intercâmbio cultural entre os povos que formam a CPLP e são exibidas simultaneamente nas emissoras dos nove países membros da Rede: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

"A Felicidade de Margô" também vai ter mais duas janelas de exibição na TV Brasil. A primeira é na madrugada de segunda (8) para terça (9), às 3h15. O filme nacional também volta à telinha no sábado (13), às 23h30.

Curiosidades sobre essa produção nacional

Baseada em crônica de Drauzio Varella, a trama de "A Felicidade de Margô" se inspira em uma história verídica. O enredo é apresentado no mesmo estilo que consagrou o médico como um autor comprometido com a realidade das camadas menos favorecidas da sociedade brasileira.

Estrelado por Maria Clara Spinelli, o elenco do drama ainda traz uma breve aparição de Drauzio Varella que interpreta um transeunte no filme. Ao ser abordado pela protagonista, que lhe pede “fogo”, buscando a acender seu cigarro, Drauzio explica orgulhoso: 'não minha filha, parei faz tempo'.

Em mais uma homenagem aos ensinamentos do médico, há um pequeno show no bordel com direito a distribuição de camisinhas para prostitutas e clientes, explicitando a importância da proteção às profissionais do sexo.

Com direção de Maurício Eça, o filme "A Felicidade de Margô" tem codireção e roteiro de Paulo Garfunkel e direção de fotografia de Eduardo Makino. A produção e a produção executiva são de Sergio Lopes e Silvia Prado, respectivamente. A obra é da produtora Conteúdos Diversos.

A trilha especialmente produzida para essa produção conta com nomes de peso como Pepe Cisneros no piano e teclado, Sizão Machado no contrabaixo, guitarra e percussão e Paulo Garfunkel também na percussão e ainda flauta, sax tenor e clarone.

Na próxima semana, no dia 15 de maio, também às 23h, a TV Brasil exibe o filme de ficção angolano “O Calvário de Joceline”, com direção de Ngouabi Silva e inspirado no romance de Lito Silva. A última produção da série FICTV é o longa português “O Dia em que as Cartas Pararam” de Claudia Clemente, baseado no texto da própria diretora.

Trama

Profissional do sexo de origem humilde, Margô conhece desde a infância as agruras da exclusão, e a decorrente marginalização. Após passagem pela polícia, seguida de encarceramento no estado da Bahia, a protagonista decide domar seu gênio intempestivo e adotar um estilo de vida diferente na metrópole paulistana, longe das drogas e da criminalidade, embora ainda restrita às condições de trabalho impostas pela sua condição social.

Neste ponto da história ela conquista a tão almejada promoção, ao ser convidada para ser gerente no bordel onde trabalha, porém o encontro com um agente da lei à beira de um colapso nervoso põe o sonho de Margô à prova.

O filme conta com recursos de animação gráfica que ilustra momentos do passado de Margô. A animação foi produzida pela Cinema Animadores a partir de ilustrações de Yuri Garfunkel e Bruno Mestriner artistas grafiteiros, que compõe o coletivo Sopa Art Br.

Ficha técnica
Ano: 2016. Gênero: drama. Duração: 52 min. Inédito. Direção: Maurício Eça, com Maria Clara Spinelli, Teca Pereira, Bruno Perillo, Monalisa Eleno, Alan Medina, Nazaré Relva, Luiz "Ferrugem", Francisco Gaspar, Maria Gal, Reinaldo Rodrigues, Paulo Garfunkel, Tony Mastaler, Maurycio Madruga e Che Moais. Classificação indicativa: 18 anos.


Serviço:
CPLP Audiovisual (FICTV I) – "A Felicidade de Margô" – segunda-feira (8), às 21h30, na TV Brasil.
CPLP Audiovisual (FICTV I) – "A Felicidade de Margô" – segunda (8) para terça (9), às 3h15, na TV Brasil.
CPLP Audiovisual (FICTV I) – "A Felicidade de Margô" – segunda-feira (13), às 23h30, na TV Brasil.

Compartilhar: