TV Brasil exibe cenas que marcam a trajetória do protagonista da novela Jikulumessu

Publicado em 06/06/2017 - 09:06

Joel Kapala (Fernando Mailoge) sofre bullying de colegas e professores na escola em Luanda

A trama angolana de Jikulumessu apresenta esta semana, às 20h30, na TV Brasil, cenas em que o personagem Joel Kapala (Fernando Mailoge) é atormentado por alunos professores do colégio Santa Agnes, uma tradicional instituição de ensino da capital Luanda. O jovem sofre bastante nas mãos de outros colegas com várias pegadinhas vexatórias.

Essas situações de perseguição vão motivar o protagonista, na segunda fase da novela, a voltar dos Estados Unidos para o país africano com o intuito de se vingar das pessoas que o prejudicaram.

Na terça (6), os alunos se juntam no pátio para caçoar de Joel. Ao entrar na sala de aula, o rapaz é recebido com uma bacia de farinha e ovos na cabeça e todos fazem piada dele. Pedro (Xavier Antônio) ajuda Joel e o incentiva a lutar pelo sonho de ser um aluno de sucesso no Santa Agnes. Joel regressa triunfante à aula de português e faz um discurso inspirador.

No episódio previsto para quarta (7), o décimo da trama de Jikulumessu, Greg (João Chaves) coloca drogas na mochila de Joel, a mando de Margarita. Enquanto isso, Bianca (Marta Faial) denuncia Joel para o diretor Roberto (Ery Costa), acusando o colega de ser traficante de droga no colégio. O gestor vai até a sala de aula para revistar a mochila de Joel.

Já no capítulo que vai ao ar na quinta (8), Roberto não encontra droga na mochila de Joel e dá uma punição para Bianca: lavar o banheiro. Lemba (Carla Aragão) revela a Joel que retirou a droga da sua mochila a tempo e pede explicações. O rapaz diz que não está envolvido no tráfico de droga e conta a Lemba todos os ataques de bullying que sofreu desde que entrou no Santa Agnes. Joel confronta Bianca e pergunta se ela tem alguma coisa contra ele e a moça nega.

No episódio de sexta (9), Sara (Elisângela Gomes) começa a usar cocaína. Joel pergunta a Carlos se Bianca tem alguma coisa contra ele. A mando de Bianca, Greg e dois colegas espancam Joel no colégio. Greg rouba o trabalho de português de Joel, Lemba e Carlos (Rui Orlando), e o entrega à professora Margarita como sendo do seu grupo. O grupo de Joel fica com zero no trabalho da escola.


Sobre a novela

Indicada ao Emmy Internacional de melhor novela e eleita pela Academia Internacional de Televisão como uma das quatro melhores do mundo em 2015, Jikulumessu vai ao ar de segunda a sexta, às 20h30, na TV Brasil.

A trama é segunda novela do continente a ser exibida no país. A primeira obra de dramaturgia africana exibida na televisão brasileira foi Windeck, produção angola que ficou no ar entre novembro de 2014 e abril de 2015 também na TV Brasil.

O elenco de Jikulumessu tem como uma das estrelas a atriz Heloísa Jorge, no papel de Djamila Pereira, na segunda fase da história. A personagem faz par romântico com o protagonista Joel Kapala. A artista angolana radicada no Brasil participou recentemente da novela "A Lei do Amor", no papel de Laura.

Produzida pela Semba Comunicação em 2014, a trama acompanha a trajetória de Joel Kapala, um jovem de 17 anos e de origem humilde que é admitido em uma escola tradicional de Luanda onde sofre bullying de estudantes e até de educadores. Após ser acusado injustamente de agressão a uma colega, Joel é expulso do colégio. É quando ele parte para Nova Iorque em busca de sonhos, até voltar para se vingar daqueles que lhe fizeram mal.

Jikulumessu causou polêmica quando foi exibida em Angola, em 2015, por mostrar a primeira cena de beijo entre dois homens. Na época, o canal público TPA tirou a novela do ar por uma semana. No mesmo ano, a trama foi exibida em Portugal na emissora pública RTP.

Com um elenco formado por astros da dramaturgia angolana, a novela se divide em dois momentos. O primeiro se passa em 1998, quando o jovem Joel deixa Lubango, cidade do interior de Angola, rumo a uma conceituada instituição de ensino da capital onde é perseguido por outros alunos e até por professores. Expulso da escola após uma armação, ele parte para os Estados Unidos.

A segunda fase da produção dramatúrgica se passa 16 anos mais tarde, em 2014, quando Joel volta a Luanda com o objetivo de se vingar daqueles que lhe prejudicaram no passado.

Composta por 120 capítulos, a novela Jikulumessu celebra as cores, os sabores, a musicalidade e a força da cultura angolana. Mas, também apresenta temas polêmicos e socialmente relevantes daquele país e também do Brasil, como corrupção, consumo de drogas, ambição, prostituição e homofobia.

Na primeira etapa da história, o personagem de Joel Kapala na adolescência é interpretado pelo ator Fernando Mailoge. Nesse período, o papel da mocinha Djamira Pereira, aos 14 anos, é de Sandra Gomes. Já nos capítulos em que a trama se passa nos dias atuais, os atores Borges Macula e Heloísa Jorge vivem o casal de protagonistas.

Serviço
Jikulumessu – quarta-feira (7), às 20h30, na TV Brasil

Compartilhar: