Veículos EBC cobrem 52º Festival Folclórico de Parintins

Publicado em 29/06/2017 - 18:09 e atualizado em 29/06/2017 - 18:16

Correspondente da EBC acompanha a disputa entre Garantido e Caprichoso

(Foto:Bianca Paiva/Agência Brasil)


Começa nesta sexta-feira (30) a 52ª edição do Festival Folclórico de Parintins. E os veículos EBC participam da cobertura dos três dias de festa direto do Bumbódromo da cidade, palco da tradicional disputa entre os bois Garantido e Caprichoso.

A correspondente da EBC na capital amazonense, Bianca Paiva, levará aos públicos das Rádios EBC e da Agência Brasil as principais notícias do evento, que promete reunir entre 70 mil e 100 mil pessoas.

Em 2017, o tema do Boi Garantido, vencedor da edição passada, será Magia e Fascínio no Coração da Amazônia. Edwan Oliveira, membro da Comissão de Arte do Boi-Bumbá Vermelho e diretor de arena, destaca a mensagem que será passada ao público. Já o Caprichoso traz como tema “A poética do imaginário caboclo”, como explica Erick Nakanome, coordenador do Conselho de Arte do Boi Azul.

O Festival
O festival tem como origem a lenda do Auto do Boi, onde um peão mata um boi querido por um rico fazendeiro para saciar o desejo de sua esposa grávida, que quer comer a língua do animal. O patrão fica muito triste com a morte de seu boi favorito e o peão pede, então, ajuda de um pajé da tribo para ressuscitar o animal. A lenda é encenada, assim, todos os anos por meio de um tema diferente que valoriza a cultura regional amazônica.


Serviço
52º Festival Folclórico de Parintins
radios.ebc.com.br

Compartilhar: