Jornalistas da Rádio Nacional são finalistas do Prêmio MPT de Jornalismo

Publicado em 24/07/2017 - 14:18 e atualizado em 24/07/2017 - 14:29
Da esquerda para a direita: Ana Lúcia Caldas, Juliana Russomano e Rosemary Cavalcanti

 

A série “Saúde, Drogas e Caminhões”, da Rádio Nacional, concorre, como finalista, na categoria radiojornalismo do prêmio do Ministério Público do Trabalho de jornalismo.

Em quatro reportagens, de Ana Lúcia Caldas e Juliana Russomano, com produção de Rosemary Cavalcante e sonoplastia de Marcos Tavares, a série aborda temas como as dificuldades no cumprimento da Lei dos Caminhoneiros, o dia a dia desses trabalhadores, as ações de saúde em prol da categoria, o uso de drogas etc.

Ouça aqui a série especial, que foi ao ar em agosto de 2016.

Ana Lúcia e Juliana contam que a ideia para a produção das matérias surgiu das precárias condições de trabalho dos caminhoneiros. “Decidimos abordar a questão da Lei dos Caminhoneiros, pois ela é alvo de críticas e tem vários pontos que ainda precisam ser regulamentados enquanto outros geram controvérsias”, explica Ana Lúcia. A falta de pontos de parada para descanso, por exemplo, é uma das principais queixas dos trabalhadores. Embora a criação dos pontos seja garantida por lei, na prática, o número de espaços para descanso é insuficiente.

As jornalistas ouviram o Ministério Público do Trabalho; os responsáveis por ações de saúde nas estradas; entidades sindicais; governo federal e toxicologistas, além dos próprios caminhoneiros. A série de reportagens dá visibilidade aos problemas que atingem esses trabalhadores.

O prêmio do Ministério Público do Trabalho de Jornalismo reconhece reportagens em diversos tipos de mídia que tratem de assuntos como trabalho infantil, discriminação, condições inadequadas e precárias de trabalho, entre outros. O objetivo é informar a sociedade sobre a importância da proteção e da defesa dos direitos do trabalhador.

Nesta edição do prêmio, foram inscritas 422 reportagens de profissionais da imprensa de todo o país, entre elas a série “Saúde, Drogas e Caminhões”, da Rádio Nacional.

Os vencedores do prêmio MPT de jornalismo serão revelados durante uma cerimônia que ocorrerá no dia 17 de agosto, na sede do Ministério Público do Trabalho, em Brasília.

Compartilhar: