Série traça perfil dos técnicos que treinam os clubes da terceira divisão

Publicado em 07/07/2017 - 08:47

Profissionais relatam suas visões sobre essa dura competição de futebol

A TV Brasil exibe neste sábado (8), às 12h30, o nono episódio inédito da produção documental Série C. O programa apresenta o trabalho dos treinadores de futebol que comandam times na terceira divisão do Campeonato Brasileiro.

Nessa edição, a abordagem sobre a competição é feita a partir da perspectiva dos técnicos de cada uma das sete equipes visitadas: Juventude, Madureira, Salgueiro, Águia de Marabá, Cuiabá, Fortaleza e Portuguesa.

Os profissionais descrevem suas alegrias e dramas, mostram os dilemas e explicam a dinâmica dessa função que é uma das peças fundamentais para o sucesso nesse tipo de campeonato.

Os treinadores também discutem tática e aspectos técnicos, analisam o uso de novas tecnologias e aplicativos no lugar da prancheta. Destacam, ainda, a importância da motivação do elenco e como conduzem o relacionamento entre os atletas do grupo.

Recém-demitido pela Portuguesa de Desportos após derrotas na quarta divisão do Brasileirão deste ano, o ex-zagueiro e técnico Estevam Soares comandou o time no campeonato de 2015 e conta a rotina de trabalho na Série C da competição.

No banco de reservas do Macaé pela terceira divisão do Campeonato Brasileiro de 2017, o experiente treinador Toninho Andrade era o técnico do Madureira na disputa há dois anos. Ele recorda os desafios enfrentados pelo tricolor suburbano naquela ocasião.

Atualmente treinando o Capivariano, do interior de São Paulo, o técnico e ex-jogador Edemar Antonio Picoli é outro entrevistado. Na época de gravação da série, o treinador liderava o Juventude.

Sobre a produção

Produzida especialmente para a TV Brasil pela Raccord Produções em 2015, a atração inédita revela curiosidades sobre a rotina de sete clubes da Série C em sete municípios brasileiros.

Em 13 episódios de 26 minutos, a produção registra a situaçao dos estádios usados pelas equipes, entrevista presidentes e técnicos dos times e aponta uma realidade bem distante do glamour dos clubes que estão na primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Durante três meses, em 2015, o diretor Samir Abujamra e sua equipe acompanharam a dura realidade dos times que disputaram o acesso para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Nenhuma dessas equipes retratadas em Série C conseguiu sair da terceira divisão em 2015, quando foi gravada a produção. E mais: Águia de Marabá e Madureira foram dois dos times rebaixados para a Série D.

Serviço
Série C – sábado (8), às 12h30, na TV Brasil

Compartilhar: