Conheça a programação de segunda a sexta das Rádios Nacional de Brasília AM e do Rio de Janeiro

Publicado em 29/08/2017 - 10:40 e atualizado em 29/08/2017 - 10:45

As rádios Nacional de Brasília (AM 980 KHz) e Nacional do Rio de Janeiro (AM 1.130 Khz) reformularam suas programações e atuam, desde junho deste ano, em conjunto, indo ao ar em rede da meia-noite às 20h, de segunda a sexta-feira. A nova programação integrou os estúdios de Brasília e do Rio de Janeiro para levar ao público um conteúdo mais abrangente, com destaque para o jornalismo e que abarca todo o território nacional. 

As emissoras alternam a cabeça de rede e a produção dos programas, sem deixar de lado o conteúdo local e abrindo espaço para informações das cidades onde as emissoras estão situadas. A Rádio Nacional da Amazônia (OC 11.780 KHz e 6.180KHz) e a Rádio Nacional do Alto Solimões (AM 670KHz e FM 96,1 MHz) se juntam à transmissão da meia-noite às 5h e das 7h às 10h. 

Veja abaixo como ficou a programação em rede das Rádios: 


Programação de Segunda a Sexta-Feira

00h00 às 03h00 – Madrugada Nacional – Radialista Adelzon Alves – Programa musical com ênfase no Samba, Choro, Maracatu, Baião, Catira, Rancheira, entre outros estilos. Entrevistas com produtores culturais, compositores e intérpretes. Informações, reportagem, utilidade pública e prestação de serviço também compõem a linha editorial do programa.

03h00 às 05h00 – Madrugada Nacional – Radialista João Mc Brown – A base do programa é a música brasileira com registros sobre intérpretes e compositores. Tem participação do ouvinte por telefone que também é estimulado a participar pelos aplicativos das redes sociais. Informação, reportagem, utilidade pública e prestação de serviço também compõem a linha editorial do programa.

05h00 às 07h00 – Brasil Rural – Radialista Marcelo Ferreira – Tem música de estilo tradicional que caracteriza as regiões do país, informações de interesse aos que exercem atividades rurais, mantendo também a população das cidades por dentro do que é novidade no campo. Entrevistas, utilidade pública e prestação de serviço compõem a linha editorial do programa.

* 07h00 às 08h00 – Repórter Nacional – Noticiário em Rede, com uma hora de duração, que traz os principais assuntos do Brasil e do mundo. Possui janelas locais (DF/RJ) e Regionais (Amazônia) com duração de 5 minutos cada. Reportagem ao vivo, entrevistas, participação de correspondentes nacionais e internacionais e de emissoras de Rádio parceiras do Brasil e do exterior. Com participação da Agência Brasil e da TV Brasil, promove a integração entre os veículos da EBC. É transmitido pela Nacional de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro, Nacional da Amazônia, Nacional do Alto Solimões e Nacional FM.

Nacional Informa: Noticiário em Rede que traz os principais fatos do Brasil e do mundo. É veiculado de hora em hora e tem duração de três minutos.

08h00 às 10h00 – Revista Brasil – Âncoras - Valter Lima na Rádio Nacional de Brasília, César Faccioli na Rádio Nacional Rio de Janeiro, Miguelzinho Martins na Rádio Nacional da Amazônia em Ondas Curtas e Otto Farias na Rádio Nacional do Alto Solimões. Notícia é a base da linha editoral do programa. Reportagens, esporte, participação de rádios parceiras, correspondentes nacionais e internacionais, entrevistas e debates além da presença da música que é contextualizada com o fato apresentado.

10h00 às 12h00 – Revista Brasil – Âncoras Dylan Araújo na Rádio Nacional do Rio de Janeiro e Fátima Santos na Rádio Nacional de Brasília. Notícia é a base da linha editorial do programa. Reportagens, participação de rádios parceiras, correspondentes nacionais e internacionais, entrevistas, debates e a presença da música que é contextualizada com o fato apresentado. 

* *12h00 às 13h00 – Repórter Nacional.

13h00 às 15h00 – Tarde Nacional – Âncoras Luíza Inês na Rádio Nacional de Brasília e Dáurea Gramático na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Saúde, comportamento, economia popular, esporte, música, cultura e lazer além da música contextualizada com o fato compõem a linha editorial do programa que também tem reportagens, entrevistas, debates, utilidade pública e a prestação de serviço. Tem os quadros Alô Dayse, apresentado pela radialista Dayse Lucide, e Viva Maria, apresentado pela radialista Mara Régia. A participação de correspondentes e emissoras parceiras também compõem a linha editorial do programa.

15h00 às 17h00 – Tarde Nacional – Âncoras Luciana Vale, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, e Márcia Dias, na Rádio Nacional de Brasília. O programa dá continuidade à mesma linha editoral da edição anterior.

17h00 às 18h00 – No Mundo da Bola – Noticiário Esportivo que tem a produção, edição e apresentação sob a responsabilidade da Gerência Executiva de Esportes. Informação esportiva, quadros sobre as diversas modalidades de esporte, eventos nacionais e internacionais. Reportagens, entrevistas, debates também compõem a linha editorial do programa.

**18h00 às 19h00 – Repórter Nacional.

19h00 às 20h00 A Voz do Brasil -  Programa radiofônico de transmissão obrigatória de acordo com Lei própria.

20h00 às 23h30 – Noite Nacional (Nesta faixa a rede é desfeita e cada emissora tem sua programação própria). Eu de Cá, Você de Lá, tem a apresentação do radialista Maurício Rabello,  transmitido pela Rádio Nacional de Brasília e Rádio Nacional da Amazônia. Músicas que valorizam o estilo de cada região do país. Participação do ouvinte por telefone e ainda por meio da internet por intermédio das redes sociais. Reportagens, utilidade pública e a prestação de serviço compõem a linha do programa.

Obs – Na segunda-feira, dentro do programa Eu de Cá, Você de Lá, na faixa horária das 21h00 às 22h00, é apresentado o Forças do Brasil. Produzido e editado pela Assessoria de Comunicação do Ministério da Defesa.

20h00 às 22h00 – Sintonia Nacional – Radialista Gláucia Araújo. Apresentado na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Músicas que chegaram ao sucesso são desfiladas na programação que também apresenta quadros do acervo da emissora, além de ter entrevistas e a agenda cultural. Reportagens, utilidade pública e a prestação de serviço compõem a linha editorial do programa.

22h00 às 23h30 – Musishow – Radialista Cirilo Reis. Apresentado na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. O movimento cultural chamado “Jovem Guarda” é o tronco do programa que permite realizar entrevistas com intérpretes, compositores e produtores culturais que viveram ou que tem conhecimento e estudaram esse fenômeno. Reportagens, utilidade pública e a prestação de serviço compõem a linha editorial do programa. 

**23h30 às 00h00 – Repórter Nacional.

Compartilhar: