Nacional FM de Brasília dobra a audiência em menos de um ano

Publicado em 29/08/2017 - 17:02 e atualizado em 29/08/2017 - 17:24

Nos últimos oito meses, a audiência da Rádio Nacional FM de Brasília mais do que dobrou, segundo dados do IBOPE, o Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística. Em novembro do ano passado 1.550 pessoas, em média, ouviam a emissora a cada minuto. Em julho deste ano, a média passou para 3.442 ouvintes por minuto. Nos horários de pico de audiência, ou seja, aos sábados, entre 8h e 11h da manhã, esse número ultrapassa os 8.900 ouvintes por minuto. 

A emissora ampliou a audiência em sua tradicional faixa etária de ouvintes acima dos 60 anos. E conquistou público em novas faixas etárias acima dos 40 anos.
O resultado é que a Nacional passou da 20a para a 16a colocação entre as 26 emissoras na lista das FM's da capital do país. No horário da madrugada, entre meia-noite e 6h, quando, naturalmente, a audiência é baixa, houve um aumento de 30% de ouvintes por minuto.

Para o gerente da Rádio Nacional FM, Samuel Farias, vários fatores foram responsáveis pelo bom desempenho. Entre eles, “o trabalho da engenharia, que melhorou muito a qualidade da recepção do som da emissora”, destaca. Para ele, atualmente, a Nacional FM tem um dos melhores áudios entre as rádios FM de Brasília.

O gerente da Nacional FM atribui também os bons índices de audiência à nova programação. Em dois meses, duas mil novas músicas foram inseridas no acervo da emissora. Novos artistas e canções brasileiras são identificadas diariamente por meio de uma pesquisa minuciosa feita pelos colaboradores. Em 24 horas de programação, mais de 100 músicas são tocadas sem repetição.

Samuel Farias ressalta ainda a diversificação dos ritmos regionais da música brasileira. “Brasília reúne um público vindo de diversas regiões do Brasil. Procuramos atender a todos com a música produzida em cada canto do país”, diz. Marcus Aurellius, coordenador de programação da rádio, acrescenta que a Nacional FM adotou como conceitos osslogans "música brasileira em primeiro lugar!" e "Rádio Nacional FM, a casa do artista brasileiro!"

Eventos culturais da cidade também fazem parte da estratégia para a divulgação da Rádio Nacional FM, como a Feira do Livro de Brasília, da qual a emissora participou com transmissão direta.

Outro grande evento da Rádio Nacional é o Festival de Música que entra na 9a Edição em 2017. O festival, que começou a ser realizado em 2009, tem o maior número de inscritos. São 214 músicas que concorrerão em oito categorias: melhor música com Letra; melhor música instrumental; melhor intérprete vocal; melhor intérprete instrumental (banda); melhor letra; melhor arranjo; música mais votada pela internet; torcida mais animada no show da final.

Compartilhar: