Na Trilha da História releva os bastidores da independência

Publicado em 08/09/2017 - 09:20 e atualizado em 08/09/2017 - 09:23

A historiadora Lúcia Bastos comenta como a transferência da família real para o Rio de Janeiro e a Revolução do Porto influenciaram no processo de independência do Brasil

O Na Trilha da História desta semana tem como tema a independência do país e os eventos históricos que levaram o Brasil a se separar de Portugal. A entrevistada deste episódio é a historiadora Lúcia Bastos, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e uma das organizadoras do livro "Às armas, cidadãos! Panfletos manuscritos da Independência do Brasil (1820-1823)". Ela explica como a transferência da família real para o Rio de Janeiro e a Revolução Constitucionalista do Porto foram determinantes no processo de independência.

Trilha Sonora

Confira a lista de músicas deste episódio: "História da Liberdade no Brasil" (composição de Áureo Campagnac de Souza e Aurinho da Ilha / interpretação de Martinho da Vila); "A independência - um império para Dom Pedro I" (composição de Salomão Habib e Valdecir Palhares / interpretação de Salomão Habib); "Dia do Fico" (composição de Cabana / interpretação de Paulinho Moska); "Heróis da Liberdade" (composição de Mano Décio da Viola, Manuel Ferreira e Silas de Oliveira / interpretação de Maria Rita); e "Fado Adeus" (composição de Vitorino / interpretação de Carminho).

Confira aqui os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz;
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780KHz e 6.180KHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670KHz, FM 96,1MHz.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão em emissoras rádios sem fins lucrativos, desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, envie um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.   

Compartilhar: