Série Bravos! apresenta a trajetória da artista maranhense Thabata Lorena

Publicado em 20/09/2017 - 08:34 e atualizado em 20/09/2017 - 08:38

Cantora explica como busca transformar a realidade e tocar as pessoas através da arte

Com sua personalidade única, voz poderosa e letras contundentes, Thabata Lorena mistura o rap a elementos tradicionais para falar sobre temas como representatividade negra e empoderamento feminino. A artista é a personagem do terceiro episódio inédito da série documental Bravos! que a TV Brasil exibe nesta quinta (21), às 23h.

Além de cantora e compositora, a jovem usa também o teatro, a palhaçaria e a arte-educação para convidar quem está à sua volta para transformar a realidade. "Quando você vibra, as pessoas vibram junto e você consegue magnetizá-las através da arte. Ela permite que qualquer um fale às pessoas mais humildes e às mais ricas e inacessíveis", destaca Thabata Lorena.

Bravos! é uma produção própria da emissora pública que acompanha a história de transformação social de pessoas de diversas comunidades brasileiras. Inspiradas pela arte e pelo esporte, apesar de todas as dificuldades, elas conseguiram concretizar seus sonhos com determinação, espírito de luta e uma forte rede de solidariedade.

Composta por 13 episódios de 26 minutos, a série da TV Brasil acompanha a trajetória de um personagem a cada programa. As gravações foram feitas em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Fotografia, danças urbanas, poesia, boxe e halterofilismo são alguns dos universos apresentados e representados por essas pessoas.

Trajetória de empreendedorismo, luta e conscientização por meio da arte

"Preta, você vai alisar pra quê? Deixe seu cabelo aparecer", canta a protagonista desse episódio de Bravos!. Maranhense radicada no Distrito Federal, a convidada traz em suas letras o recado sobre temas que são necessários na sociedade contemporânea. A cantora cresceu em uma família humilde entre as regiões de Samambaia e Taguatinga, iniciando seu contato com o rap ainda na adolescência.

Thabata Lorena, porém, se descobriu como cantora durante uma temporada em Natal, no Rio Grande do Norte, onde começou a participar de rodas de improviso. Ao voltar a Brasília, eka se assumiu como MC. Na capital federal, passou a buscar outros subsídios para ajudá-la a traduzir sua identidade, enriquecida pela mistura brasileira de referências.

A partir daí, ela começou a participar de oficinas culturais e experimentar diversas linguagens no teatro e na palhaçaria, além de atuar como arte-educadora. Mais tarde, incorporou a seu trabalho autoral no rap elementos tradicionais como a embolada e o samba de coco.

Atualmente, Thabata Lorena mora no Sol Nascente, segunda maior favela do Brasil. A chegada ali, acompanhada pelo filho, foi motivada pelo convite para realizar atividades com os alunos de uma escola rural. A proximidade com as famílias das crianças a levou a elaborar o projeto Mães Meninas, que contou com apoio da ONU e teve o objetivo de promover debates e incentivar o empreendedorismo entre as participantes, mulheres que viveram a difícil experiência da gravidez precoce.

Grilagem, miséria e violência marcam o dia a dia da comunidade e, consequentemente, de Thabata Lorena. A cicatriz mais dolorosa da criminalidade foi deixada em sua vida, entretanto, pela morte do irmão caçula, assassinado em 2016 na ala psiquiátrica de uma penitenciária.

Para a cantora, o impacto só pôde ser superado graças à arte. No mesmo ano, foi gravado o seu primeiro DVD, "Novidades Ancestrais". O trabalho é fruto do CD homônimo feito dois anos antes.

O lançamento do DVD ocorreu em 2017 no espaço conhecido como Mercado Sul, em Taguatinga, onde Thabata Lorena é uma das articuladoras da ocupação cultural ali realizada. O beco é um dos primeiros centros comerciais do Distrito Federal e se tornou espaço de resistência para diversos talentos. No espaço, Thabata Lorena deixa sua marca de contestação e fortalecimento da coletividade com sua obra.

Sobre a série

A série Bravos! da TV Brasil revela as dificuldades e as virtudes que os personagens conseguiram conciliar para a realização de seus projetos. A produção busca retratar o universo sensível, íntimo e a mudança da relação com o corpo e com o ambiente proporcionada pelo encontro com as artes e o esporte.

O vínculo de cooperação e solidariedade que se estabelece entre as diversas gerações de sonhadores-realizadores das periferias do país também é um aspecto central nas histórias apresentadas. Bravos! traz para a televisão a potência de grandes talentos e espíritos inquietos em ambientes tão desafiadores quanto criativos e cheios de humanidade.

Serviço
Bravos! – quinta-feira (21), às 23h, na TV Brasil
Bravos! – quinta (21) para sexta-feira (22), às 2h45, na TV Brasil

Compartilhar: