Mídia em Foco estreia hoje na TV Brasil

Publicado em 25/10/2017 - 08:33

Analisar as novidades nos meios de comunicação e debater as tendências do setor. Esta é a temática do novo programa Mídia em Foco, que estreia na quarta-feira, dia 25, às 22h30, na TV Brasil. O programa de estreia vai tratar do futuro da televisão. 

O professor Marcelo Zuffo e os jornalistas André Mermelstein e Cristina Padiglione são os convidados do primeiro Mídia em Foco. Eles discutem as perspectivas da produção audiovisual para a telinha sob o prisma da convergência. Com vasta experiência no trade, os três  comentam os avanços tecnológicos e avaliam as novas formas de consumo da TV.

A jornalista e crítica de tevê Cristina Padiglione não acredita no fim da TV linear. “A gente tem descoberto dia após dia essa multiplicação de telas. A televisão vai acabar? Eu não acredito nisso, a televisão linear não acaba.”

O engenheiro e professor Marcelo Zuffo é enfático ao concordar com essa tese. “A narrativa linear sempre vai ter espaço. Porque, no final, a narrativa linear vem de uma habilidade humana de contar histórias”, afirma.

Para o também jornalista André Mermelstein, nenhuma tecnologia matou completamente o que vinha antes. “O conteúdo sempre vai ser a peça central de tudo. A gente não pode pensar em TV e em comunicação sem o conteúdo. Isso me faz achar que nada disso vai morrer. Vão se transformar a forma de consumir e os modelos”, diz.

Ele aponta como tendência para a televisão do futuro a qualidade técnica de som e imagem. Também menciona a disponibilidade das informações com a facilidade de uso e o consumo em vários dispositivos.

“Acho que claramente você caminha para duas vertentes. Um lado da alta qualidade, com 4k, 8k, enfim, as evoluções na qualidade de recepção de imagens em telas muito grandes, e do outro lado, a facilidade de recepção e múltiplos aparelhos em celulares, ou em óculos ou o que quer mais que apareça”, explica.

André Mermelstein aprofunda a análise sobre as diferentes plataformas e os hábitos do consumidor. “Tenho a impressão de que a gente está muito no início de um processo. Nenhuma das formas de comunicação vai desaparecer, mas todas elas vão se adaptar e vão se transformar de alguma maneira”, pondera o jornalista.

Marcelo Zuffo comenta a questão geracional. “Vejo padrões comportamentais. A tendência muito forte de conteúdo linear, longo, em tela grade na população pré-2000 na tevê aberta. Já na geração pós-2000, conteúdo pequeno em tela pequena, curto e pela internet”, destaca. “Existem os movimentos de migração. A gente começa a observar uma evidência de que os jovens conforme envelhecem, passam a ter preferência por conteúdo longo, linear e em tela grande”, completa.

Padiglione sugere que a disseminação do vídeo sob demanda e do streaming tende a aumentar. “Há pouco tempo atrás questionaram se seria cobrado wi-fi pela quantidade que se consome. Não acredito nisso. Acho que é uma conquista. Você vai se habituando a um avanço que em determinados aspectos não tem como voltar. Acredito que a acessibilidade vai ser cada vez maior. A mudança desse hábito vai acontecer”, finaliza a jornalista.

Em formato documental, o Mídia em Foco abre uma janela na televisão aberta para se pensar os rumos da comunicação. Apresentado pela jornalista Paula Abritta, o programa aborda novas tendências de mercado, produção do conteúdo, evolução das tecnologias, convergência das mídias, regulação e consumo nos dias de hoje e as expectativas para o futuro.

Gravada no estúdio da emissora pública em São Paulo, a produção semanal busca contemplar, ainda, a história dos meios de comunicação e sua influência na sociedade atualmente. A proposta é estimular que o telespectador desenvolva uma visão crítica e possa refletir sobre o que observa na mídia.

Acadêmicos, profissionais e especialistas na área analisam o futuro da imprensa, cinema, televisão, rádio e internet. Já gravaram para o programa personalidades como o roteirista Walbercy Ribas e o jornalista Heródoto Barbeiro.

O Mídia em Foco também pode e deve ser aproveitado no meio acadêmico contribuindo para pesquisas e reflexões sobre os meios de comunicação. Na primeira temporada, a TV Brasil vai produzir 52 edições de 26 minutos.

As edições iniciais da atração foram transmitidas por streaming na webtv e já estão disponíveis na página do Mídia em Foco no site do canal (http://tvbrasil.ebc.com.br/midiaemfoco).

Serviço
Mídia em Foco – Quarta-feira, dia 25, às 22h30, na TV Brasil 

Compartilhar: