No “Trilha de Letras”, Chico Otávio conversa sobre o “romance-reportagem”

Publicado em 05/10/2017 - 08:48

Para o jornalista Chico Otávio, romance-reportagem “é ultrapassar os limites da rotina das redações. Tanto o limite de espaço quanto o limite da objetividade do texto.” 

Em cooperação com o também jornalista Aloy Jupiara, Chico Otávio lançou no ano passado “Os porões da contravenção — Jogo do bicho e ditadura militar: a história da aliança que profissionalizou o crime organizado.” O livro nasceu de uma série de reportagens publicadas no jornal O Globo em 2013. Mas o material reunido era volumoso demais para as páginas de um jornal impresso.“(Nas redações) é tudo muito rápido, é tudo muito limitado em termos de tamanho. E o romance-reportagem te permite, ao mesmo tempo, mergulhar nos detalhes e viajar um pouco no texto, trabalhar o estilo, o que na imprensa diária não pode”, explica Chico.

O programa conta com depoimentos dos jornalistas escritores Fernando Molica, Elvira Lobato e apresenta o trabalho de André Balbo, editor da revista Lavoura, que publica novos autores e discute a cena literária contemporânea.

O Trilha de Letras é apresentado pelo escritor Raphael Montes e vai ao ar pela TV Brasil toda quinta-feira, às 21h30. O programa debate literatura de maneira informal, revela curiosidades e novidades do meio literário nacional.

Serviço:
Trilha de Letras – Romance-reportagem, com jornalista Chico Otávio.
Quinta-feira 5 de setembro, às 21h30, na TV Brasil.

Compartilhar: