Trilha de Letras recebe o jornalista Eric Nepomuceno

Publicado em 26/10/2017 - 08:51 e atualizado em 26/10/2017 - 08:54

“Não foi um 'boom' da literatura. Foi um 'boom' editorial. Os autores já existiam”, declara o autor, jornalista e tradutor carioca Eric Nepomuceno ao comentar o fenômeno literário latino, que, entre as décadas de 1950 e 1970, revelou nomes como os de Mario Vargas Llosa, Eduardo Galeano, Carlos Fuentes, Julio Cortázar e Gabriel García Márquez.

Nepomuceno relembra a amizade que nutriu ao longo de uma vida com esses grandes nomes da literatura latina, os muitos livros que traduziu do espanhol para o português e sua participação na lendária revista cultural argentina Crisis. “(Na década de 70,) Buenos Aires era um ponto de passagem de todos. E a Crisis era um ponto de encontro de todos.”

Quando perguntado pelo apresentador – e também escritor – Raphael Montes a respeito do que teria atraído os olhares do mundo para a América Latina, Nepomuceno explica que “havia uma grande curiosidade na época e, sem dúvida nenhuma, o foco de atração da América Latina naquele período foi a revolução cubana. Ela permitiu que a Europa, sobretudo, enxergasse uma América Latina diferente. E a literatura foi chave para isso (...) O que representa um país não é meu passaporte ou o seu. O que me representa a mim e ao país é a cultura.”

A conversa entre os autores aborda o porquê de o Brasil não se enxergar como literatura latino-americana. “Este é o único país, dentre todos os da América Latina, em que você se refere a autores latino-americanos sem incluir nenhum brasileiro entre eles. O Brasil é o único, o único, país latino-americano que não assumiu a sua memória, não fez justiça. O Brasil é um país que prefere olhar o espelho e ver um outro rosto que não o seu”, conclui Nepomuceno.

No segundo bloco, a jornalista Katy Navarro lê um trecho de "Os Nascimentos", primeiro volume da trilogia "Memória do Fogo", do escritor uruguaio Eduardo Galeano.

O programa conta com depoimentos do escritor cubano Leonardo Padura e da poeta Ana Luisa Figueira, editora do blog Nano-Poemas.

Serviço:
Trilha de Letras – literatura latino-americana com Eric Nepomuceno
Quinta-feira, 26 de outubro, às 21h30, na TV Brasil.

Compartilhar: