Jikulumessu promete final emocionante nesta semana

Publicado em 06/11/2017 - 09:10 e atualizado em 07/11/2017 - 17:56

Novela angolana termina na próxima quinta-feira, dia 9  

No ar há cinco meses e meio, a novela angola Jikulumessu chega ao fim na próxima quinta-feira, dia 9. A trama, que conta uma história de amor e vingança, é exibida de segunda a sexta, às 20h30, na TV Brasil. O último capítulo terá duração de uma hora e meia com final feliz para o casal de mocinhos Djamila e Joel e a punição exemplar para os vilões  Bianca e Greg.  Em anexo, segue a sinopse dos quatro últimos capítulos da novela. 

Jikulumessu é a segunda novela africana exibida no Brasil. A produção foi indicada ao Emmy Internacional de melhor novela e eleita pela Academia Internacional de Televisão como uma das quatro melhores do mundo em 2015. Uma das estrelas é a atriz Heloísa Jorge, no papel de Djamila Pereira, na segunda fase da trama. A personagem fez par romântico com o protagonista Joel Kapala. Heloísa Jorge é uma atriz angolana radicada no Brasil e que já participou de outras novelas brasileiras, como “A Lei do Amor”, da TV Globo. 

Produzida pela Semba Comunicação em 2014, a ideia original e a direção de Jikulumessu são de Coréon Dú. A trama conta a história de Joel Kapala, um jovem de 17 anos e de origem humilde, que é admitido em uma escola tradicional de Luanda onde sofre bullying de colegas e até de professores. Após ser acusado injustamente de agressão a uma colega, Joel é expulso do colégio. É quando ele parte para Nova Iorque em busca de sonhos, até voltar para se vingar daqueles que lhe fizeram mal.

Jikulumessu causou polêmica quando foi exibida em Angola, em 2015, por mostrar a primeira cena de beijo entre dois homens. Na época, o canal público TPA tirou a novela do ar por uma semana. No mesmo ano, a trama foi ao ar em Portugal na emissora pública RTP. Jikulumessu é a segunda novela africana que vai ao ar na TV Brasil: em 2014, a emissora exibiu Windeck, outra produção angolana.

Com um elenco formado por astros da dramaturgia angolana, Jikulumessu se divide em dois momentos: em 1998, quando o jovem Joel deixa Lubango, cidade do interior de Angola, rumo a uma conceituada instituição de ensino da capital. Aí é perseguido por outros alunos e até por professores. Expulso da escola após uma armação, ele parte para os Estados Unidos.

A segunda fase da trama se passa 16 anos mais tarde, em 2014, quando Joel volta a Luanda com o objetivo de se vingar daqueles que lhe prejudicaram no passado.

A novela tem 120 capítulos. Os últimos quatro vão ao ar na semana que vem. Na sexta-feira, dia 10, haverá reprise do último capítulo. Em anexo, segue a sinopse dos quatro últimos capítulos de Jikulumessu. 

Serviço
Jikulumessu - segunda a sexta, às 20h30, na TV Brasil 

Compartilhar: