Mídia em Foco aborda o mercado de animação no Brasil e no mundo

Publicado em 29/11/2017 - 08:50 e atualizado em 29/11/2017 - 08:52

O mercado da animação no Brasil e no mundo. Este é o tema do programa Mídia em Foco que vai ao ar na quarta-feira, dia 29, às 22h30, na TV Brasil. O marco inicial da animação no Brasil é o curta-metragem Kaiser realizado em 1917 pelo cartunista Álvaro Marins. Hoje, a animação está presente em todos os meios e movimenta cifras bilionária no Brasil e no mundo. 

O mercado brasileiro de animação ganhou força na década 60 com seu uso na publicidade. Nos anos 1980, graças aos estúdios Maurício de Sousa, a animação conquistou espaço no cinema. Mas a grande virada no mercado brasileiro de animação começou a partir da criação do Anima Mundi. Um dos entrevistados do Mídia em Foco é César Coelho, diretor do Festival Anima Mundi. 

“O desafio do mercado agora não é só do Anima Mundi. O Anima Mundi também incorpora essa luta, incorpora esse esforço. Torna sustentáveis esses avanços que a gente fez. Ou seja, vários estúdios foram criados, vários investimentos foram feitos, hoje em dia existem estúdios com 60 pessoas, 80 pessoas, 40 pessoas - o que demanda um investimento enorme não só em pessoal como em equipamentos, software, gestão de tudo isso”, diz Coelho. 

Na avaliação de Eliseu Lopes Filho, diretor de animação e professor do bacharelado em animação da FAAP, o perfil do realizador de animação não mudou. “Ele continua precisando ser apaixonado, dedicado, obstinado. Isso não tem jeito, a animação pede essa dedicação, ela pede a dedicação mais do que qualquer outro tipo de entretenimento”, afirma o professor. “O advento da computação gráfica foi a salvação dos sonhadores em fazer as coisas acontecerem com certo realismo e com liberdade”, completa Walbercy Ribas Camargo, produtor de animação.

O programa Mídia em Foco é uma atração semanal da TV Brasil com o propósito de analisar as novidades que envolvem os meios de comunicação e debater as tendências do setor. A produção busca contemplar, ainda, a história dos meios de comunicação e sua influência na sociedade atualmente. A proposta é estimular que o telespectador desenvolva uma visão crítica e possa refletir sobre o que observa na mídia. Com 26 minutos de duração, o programa é apresentado por Paula Abritta. 

Serviço
Mídia em Foco - quarta-feira, dia 29, às 22h30, na TV Brasil 

Compartilhar: