Mídia em Foco analisa as produções para serviços de vídeo sob demanda

Publicado em 01/11/2017 - 09:06 e atualizado em 01/11/2017 - 14:57

Especialistas abordam essa forma relativamente recente de consumir conteúdo audiovisual

A segunda edição do programa Mídia em Foco coloca em pauta a produção e a distribuição de séries para serviços de vídeo sob demanda (VOD). O debate vai ao ar nesta quarta (1), às 22h30, na TV Brasil.

A atração aborda também o consumo desses conteúdos. O programa reflete sobre as novas tendências nesse segmento como o hábito cada vez mais comum de maratonar séries que consiste em ver na sequência vários episódios de uma mesma produção durante horas.

Participam da discussão o jornalista Igor Kupstas, diretor da O2 Play; o jornalista Marcelo Forlani, um dos fundadores do Omelete; e o advogado Raphael Crescente, da Fox Networks Group.

Em formato documental, o Mídia em Foco mostra que as séries de televisão tem se tornando um produto audiovisual cada vez mais apreciado pelo público. Muitas produções fazem grande sucesso e se tornam conhecidas no mundo todo alcançando novos espectadores.

Com a chegada dos serviços de vídeo sob demanda como Netflix e YouTube, a produção desse conteúdo aumenta e surgem novas janelas e possibilidades para os criadores. A partir de seu advento, essas plataformas desenvolveram estratégias agressivas para conquistar assinantes.

A forma de consumir essas séries também é afetada com as novas tecnologias. Esse processo deu origem ao binge watching, o ato de 'maratonar' ou assistir a vários episódios de uma série de uma única vez.

O programa da TV Brasil aponta diversos exemplos como House of Cards, primeira série original do serviço de streaming Netflix lançada em 2013 e que, esta semana, teve seu fim anunciado após seis temporadas. Já a primeira série brasileira da empresa, 3%, estreou há quase um ano, no final de 2016.

Para o jornalista Igor Kupstas, diretor da O2 Play, segmento da produtora O2 Filmes para o mercado de vídeo sob demanda, a sociedade vive hoje uma revolução de plataformas. "A gente sai de uma plataforma linear, que tem uma grade de programação de vinte e quatro horas num dia para entrar numa plataforma sob demanda", explica o convidado.

"Essa nova plataforma sob demanda tem um espaço que tende ao infinito, de armazenamento de arquivos, de horas. Você não precisa produzir episódios de 52 minutos que dependem de um horário de três, quatro, cinco breaks comerciais", completa.

Segundo Marcelo Forlani, jornalista e um dos fundadores do Omelete, uma das principais plataformas de notícias sobre entretenimento no Brasil, as series foram o gênero da televisão que mais se apropriaram do VOD. "A partir do momento que chegou o video on demand, elas passaram a incorporar isso na sua própria narrativa", afirma.

"Até pouco tempo atrás, os programas que voce assistia eram os procedurais, uma palavra feia para dizer era um programa que você tem o começo, o meio e o fim do episódio mais ou menos sempre no mesmo formato. É o caso da semana de um policial ou de um programa médico que ele se encerra ali. Tinha um arco maior que acompanhava durante a temporada inteira", destaca o jornalista.

O advogado Raphael Crescente, diretor associado de negócios e assuntos legais da Fox Networks Group, revela que as estruturas de negócio são afetadas por esse novo segmento de mercado. 

"Antigamente quando se fazia a produção de conteúdo audiovisual pra televisão por assinatura o foco era sempre nesse público e a estruturação do negócio era sempre voltada tendo ele como um core business, ou como algo principal. Hoje em dia quando estrutura uma série pensa-se também muito no potencial dela dentro do segmento de VOD".


Sobre o Mídia em Foco

O Mídia em Foco abre uma janela na televisão aberta para se pensar os rumos da comunicação. Apresentado pela jornalista Paula Abritta, o programa utiliza da linguagem documental para abordar temas diversos como novas tendências de mercado, produção do conteúdo, evolução das tecnologias, convergência das mídias, regulação e consumo nos dias de hoje e as expectativas para o futuro.

A atração semanal da emissora pública busca contemplar, ainda, a história dos meios de comunicação e sua influência na sociedade atualmente. A proposta é estimular que o telespectador desenvolva uma visão crítica e possa refletir sobre o que observa na mídia.

Acadêmicos, profissionais e especialistas na área analisam o futuro da imprensa, cinema, televisão, rádio e internet. Já gravaram para o programa personalidades como o publicitário Washington Olivetto, o roteirista Walbercy Ribas e o jornalista Heródoto Barbeiro.

Serviço:
Mídia em Foco – quarta-feira (1), às 22h30, na TV Brasil.
Mídia em Foco – quarta (1) para quinta-feira (2), à 3h45, na TV Brasil

Compartilhar: