Mídia em Foco analisa evolução e poder do vídeo na sociedade contemporânea

Publicado em 14/11/2017 - 14:59 e atualizado em 14/11/2017 - 16:23

Especialistas abordam essa nova realidade da civilização audiovisual

O programa Mídia em Foco desta quarta (15), às 22h30, na TV Brasil apresenta um histórico sobre a evolução do vídeo desde seus primórdios e discute sua influência do audiovisual na sociedade. Para aprofundar o debate sobre o assunto, a edição inédita recebe os jornalistas Arlindo Machado, José Carlos Aronchi e Gabriel Priolli, além de Gilvani Moletta.

A atração mostra que o mundo já passou pelas eras da imprensa, do rádio e do cinema. Hoje, vive a era do vídeo. Quando comparado a outras invenções como a escrita ou a fotografia, o vídeo é relativamente novo. Apesar de recente, ocupa um papel cada vez mais central na vida contemporânea.

Doutor em comunicação pela PUC-SP, jornalista, curador e escritor especialista em vídeo e televisão, Arlindo Machado compara o vídeo com a escrita. "O vídeo se generalizou como uma linguagem mesmo, uma forma de comunicação como antigamente era a escrita. Hoje a escrita ela é audiovisual".

"A imagem é uma necessidade" na avaliação de José Carlos Aronchi, consultor do Sebrae SP, radialista, jornalista e especialista em Vídeo Educativo pela University of London. "O vídeo é um recurso muito forte de convencimento. E quando a gente fala convencimento, estamos falando também de mudanças", opina.

Para Gilvani Moletta, diretor técnico de operações da TV Cultura, as possibilidades aumentaram. "Eu acredito muito que esse é o futuro da difusão. A produção de vídeos cada vez estará mais democrática. Então hoje você tem muito mais potencial de produzir o seu vídeo", pondera.

Jornalista, professor, apresentador e diretor de televisão, Gabriel Priolli enxerga novos paradigmas. "Cada vez mais nós estamos, digamos, construindo e avançando na construção de uma civilização audiovisual. Isso é uma era nova".

Priolli é presidente de honra da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) e membro do conselho da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPITV).


Sobre o Mídia em Foco

O Mídia em Foco abre uma janela na televisão aberta para se pensar os rumos da comunicação. Apresentado pela jornalista Paula Abritta, o programa utiliza da linguagem documental para abordar temas diversos como novas tendências de mercado, produção do conteúdo, evolução das tecnologias, convergência das mídias, regulação e consumo nos dias de hoje e as expectativas para o futuro.

A atração semanal da emissora pública busca contemplar, ainda, a história dos meios de comunicação e sua influência na sociedade atualmente. A proposta é estimular que o telespectador desenvolva uma visão crítica e possa refletir sobre o que observa na mídia.

Acadêmicos, profissionais e especialistas na área analisam o futuro da imprensa, cinema, televisão, rádio e internet. Já gravaram para o programa personalidades como o publicitário Washington Olivetto, o roteirista Walbercy Ribas e o jornalista Heródoto Barbeiro.

Serviço:
Mídia em Foco – quarta-feira (15), às 22h30, na TV Brasil.
Mídia em Foco – quarta (15) para quinta-feira (16), à 3h45, na TV Brasil

 

Compartilhar: