"Trilha de Letras" recebe a agente literária Luciana Villas-Boas

Publicado em 01/11/2017 - 08:51 e atualizado em 07/11/2017 - 17:40

"No Brasil, nós (agentes literários) somos tão poucos, que ninguém entende exatamente o que faz um agente literário", relata Villas-Boas. "Às vezes, até já conhecendo um pouco a atividade, quem não é do ramo pensa que a gente vende livros. E o agente não vende livros. O agente vende direito de publicação."

No papo com o apresentador e escritor Raphael Montes, Luciana Villas-Boas compartilha sua visão e experiência como editora e agente literária. E explica alguns dos "fenômenos" que contribuíram para a derrocada de vendas dos livros brasileiros no séc. XXI.

"Quando aconteceu, em abril de 2015, o anúncio de que o governo não ia mais comprar livros para escolas e bibliotecas e não ia pagar a compra anterior, foi um poço terrível, a indústria como um todo caiu”, relembra. “A indústria toda estava voltada para esse segmento, que chegou a representar 25% de seu faturamento. A partir desse momento, o livro brasileiro (...), que tinha recuperado um pouco do espaço perdido nos anos 80 e 90, sumiu de novo. O editor brasileiro tem publicado pouco livro brasileiro. Pelo menos, (pouca) ficção de qualidade."

De acordo com a agente, os livros também perderam espaço no dia a dia das famílias, que antes os tinham como parte de seu entretenimento regular. "É uma lástima, uma perda. Já a partir dos anos 80, a literatura perdeu espaço no cotidiano das pessoas. A telenovela substituiu essa necessidade de fantasia e de imaginação, de fabulação, que todo mundo tem. E com a crise da escola, a crise da família, a literatura perdeu muito espaço."

O programa desta semana conta ainda com depoimentos da agente literária Valéria Martins. E o quadro "Dando a Letra" apresenta Juliana d'Arêde e Daniel Lanhas, editores do site VaiLendo.com.br, que traz notícias do universo literário nacional independente, entrevistas e resenhas de livros. No segundo bloco, a jornalista Katy Navarro lê um trecho de "A livraria mágica de Paris", da escritora Nina George (2016, editora Record).

O Trilha de Letras é apresentado pelo escritor Raphael Montes e vai ao ar pela TV Brasil toda quinta-feira, às 21h30. O programa debate literatura de maneira informal, revela curiosidades e novidades do meio literário nacional.

Serviço:
Trilha de Letras – agente literária Luciana Villas-Boas.
Quinta-feira, 2 de novembro, às 21h30, na TV Brasil.

Compartilhar: