TV Brasil exibe premiado “Ixcanul” nessa sexta (26)

Publicado em 26/01/2018 - 07:37 e atualizado em 26/01/2018 - 07:40

Drama retrata as tradições ancestrais de uma comunidade maia em conflito com a modernidade


A sessão Cine Ibermedia desta  sexta (26), às 22h30, na TV Brasil apresenta um dos mais premiados longas guatemaltecos: “Ixcanul”. Ambientado em um vilarejo maia nas encostas de um vulcão, o filme narra a história de uma jovem que paga um alto preço por tentar mudar seu destino traçado pela família e as tradições ancestrais.

O drama explora com fidelidade e riqueza estética a relação da comunidade indígena isolada no interior da Guatemala com o vulcão, que dá nome ao flime, as crenças e tradições milenares e a língua local, o Kaqchikel.

Crítica social

Além de belas imagens, o longa de estreia do diretor guatemalteco Bayro Bustamante carrega diversas críticas sociais como a migração para os Estados Unidos, considerada a salvação para a extrema pobreza local, a exploração no trabalho, o tráfico de bebês e o machismo da sociedade, que vê a mulher no papel de servidora do lar.

O filme, escolhido para representar a Guatemala na disputa ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2016, foi ganhador de mais de uma dezena de prêmios internacionais, entre eles, o Alfred Bauer no Festival de Berlim (Alemanha) destinado à produções inovadoras.

Trama

Aos 17 anos Maria é oferecida pelos seus pais para se casar com Ignacio, um fazendeiro, viúvo pai de 3 filhos. O casamento arranjado só interessa para minimizar a pobreza da família, pois a garota é apaixonada por Pepe, um jovem da aldeia que, como ela, sonha em ir para os Estados Unidos e viver o mundo para além do vulcão.

Um dia, o rapaz some, deixando a jovem grávida e sozinha. Para resolver a situação, Maria recorre às forças sobrenaturais atribuídas ao vulcão, mas acaba sendo picada por uma cobra e vai parar no hospital. Finalmente o contato com o mundo moderno que ela sonhava conhecer. Mas os problemas estavam só começando.

Ficha Técnica: Título original: Ixcanul. Ano: 2015. País de origem: Guatemala. Gênero: Drama. Direção: Jayro Bustamante. Elenco: María Mercedes Croy, María Telón, Manuel Antún, Justo Lorenzo, Marvin Coroy. Inédito. 93 min. Classificação Indicativa: 18 anos

Serviço
Cine Ibermedia – Ixcanul – sexta-feira (26) às 22h30, na TV Brasil.

Compartilhar: