Na Trilha da História destaca a Dona Leopoldina

Publicado em 23/02/2018 - 18:27

Biógrafo Paulo Rezzutti conta detalhes do casamento da imperatriz com Dom Pedro I e explica a participação dela na independência do Brasil

Nesta semana, o Na Trilha da História lembra a vida da Imperatriz Leopoldina, a princesa austríaca que se casou com Dom Pedro I. O entrevistado deste episódio é o pesquisador Paulo Rezzutti, autor da biografia "D. Leopoldina - A história não contada - A mulher que arquitetou a Independência do Brasil". 

Trilha Sonora
Ainda em ritmo de carnaval, este episódio traz sambas-enredo da escola carioca Imperatriz Leopoldinense: "Quem descobriu o Brasil foi Seu Cabral do dia 22 de abril, dois meses depois do Carnaval" (Composição: Amaurizão, Chopinho, Guga, Marquinhos Lessa, e Tuninho Professor / interpretação: Paulinho Mocidade); "Liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós!" (composição de Jurandir, Niltinho Tristeza, Preto Jóia, Vicentinho / interpretação de Preto Jóia); "Brasil, flor amorosa de três raças" (composição de Carlinhos Sideral e Mathias de Freitas / interpretação de Toninho Professor); "A favorita do Imperador, Marquesa de Santos" (composição de Maurílio da Penha Aparecida e Silva "Bidi" / interpretação de Rixa); e "Imperatriz Leopoldinense honrosamente apresenta: Leopoldina, a Imperatriz do Brasil" (composição de Carlinhos China, Demarco, Dominguinhos do Estácio e Jurandir / interpretação de Preto Jóia).

Confira aqui os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 18h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

O Na Trilha da História foi criado e é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Compartilhar: