Novos esportes paralímpicos são atração do Programa Especial

Publicado em 02/02/2018 - 17:24 e atualizado em 02/02/2018 - 17:29

As duas novas modalidades esportivas que vão estrear nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020, são o tema do Programa Especial, que vai ao ar no sábado, dia 3 de fevereiro, ao meio-dia, na TV Brasil. A repórter Fernanda Honorato foi até São Paulo para conversar com atletas de parataekwondo. No Rio, o Programa Especial esteve no Centro de Educação Física e Desporto da Polícia Militar (CEFD) para conhecer o parabadminton. 

Em entrevista à repórter Fernanda Honorato, o técnico da Seleção Brasileira de Parataekwondo, Alan Nascimento, falou sobre a importância da entrada dessa modalidade esportiva nos Jogos Paralímpicos.  

“Só no Brasil, nós temos cerca de três mil praticantes de taekwondo com alguma deficiência”, disse Alan. “Eu acredito que a WT (Classificação Funcional da Federação Mundial de Taekwondo) foi exatamente para dar voz para aqueles atletas que, por algum motivo, estavam excluídos da modalidade”, completou. 

No Centro de Educação Física e Desporto da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (CEFD), o Programa Especial entrevistou o treinador e professor de Educação Física Ronie Teixeira sobre o parabadminton. A equipe do programa também conversou com alguns praticantes da modalidade, como Geraldo Silva Sacramento, que é policial militar e é atleta de parabadminton. 

Cadeirante desde 2005, Geraldo falou sobre a importância do esporte na vida da pessoa que tem deficiência. “É muito bom você ser reincluído na sociedade, ser reconhecido como um atleta que defendeu o seu país, o seu estado. A gente tem que viver, tem que sair para a vida. Se não for no badminton, que seja no basquete, que seja no handebol, que seja no tênis de mesa, que seja em qualquer outra modalidade”, observou o atleta. 

A cada semana, o Programa Especial é dedicado a um tema. A atração tem os seguintes recursos de acessibilidade: LIBRAS, legendas em português e audiodescrição.


Serviço:
Programa Especial - sábado, dia 3, ao meio-dia, na TV Brasil

Compartilhar: