Viralizando revela bastidores da produção de conteúdo para internet

Publicado em 22/02/2018 - 09:44

Equipe do Porta dos Fundos é atração da primeiro edição do programa apresentado pelo youtuber Alan Ribeiro

Novidade na programação que a TV Brasil lançou esta semana, o Viralizando é um programa semanal de entrevistas bem humoradas com criadores de conteúdo para internet. Conduzida pelo youtuber Alan Ribeiro, a atração abre, às 21h15, a faixa Sextou!, grade noturna de sexta-feira com várias produções em alto astral como o Samba na Gamboa, do bamba Diogo Nogueira, em seguida, às 21h45.

A proposta do Viralizando é mostrar a outra face dos youtubers e influenciadores digitais de sucesso na web com foco no empreendedorismo digital. Bom humor, conteúdo e toda a diversidade de quem está bombando nas redes formam um vasto mosaico de temas para esquetes e performances a serem explorados em conversas divertidas que revelam os bastidores desse universo. A linguagem da internet também ganha a telinha em quadros variados.

 

Turma do Porta dos Fundos conta curiosidades na estreia do bate-papo


O programa de estreia traz o grupo que mais faz rir na internet brasileira: o Portal dos Fundos. O trio Thati Lopes, Rafael Portugal e Rodrigo Magal abre seus arquivos secretos e compartilha histórias engraçadas e curiosas.

Primeio canal brasileiro a alcançar a marca de 10 milhões de inscritos no YouTube, o Porta dos Fundos faz história. Criado há cinco anos, o grupo já atingiu mais de 3 bilhões de visualizações e mais de 13 milhões de assinantes e se desdobrou em programas de TV, filmes, livros e loja de produtos.

Com esquetes de humor espontâneas e polêmicas, mas com grande qualidade técnica, o Porta dos Fundos elevou o nível da produção de conteúdo em vídeo sobre humor para web. Graça, publicidade, exposição na internet e desafios das filmagens são alguns dos temas no papo.

Os convidados contam para o espirituoso Alan Ribeiro curiosidades das gravações, destacam a trajetória dos diferentes integrantes da trupe e explicam como é a produção dos vídeos. "O Porta tem esse diferencial porque desde o início presava pela qualidade. Já nos primeiros vídeos você vê essa preocupação", reflete a atriz Thati Lopes.

Rodrigo Magal, diretor e ator do grupo, comenta a estrutura do canal hoje em dia. "O Porta com um escritório pequeno no Centro. Eram duas salinhas com dez pessoas trabalhando. Agora, cinco anos depois, são mais de trinta profissionais: produção, equipe, financeiro, almoxarifado. Tudo que uma empresa tem. Crescemos bastante nesse tempo", analisa.

Durante a conversa, o comediante Rafael Portugal exlica quanto tempo, em média, dura uma gravação. "É muito rápido. Às vezes a gente 'mata' um vídeo em uma hora. É delicioso. Hoje estamos com uma frente de três meses", revela. "Gravamos cerca de cinco a seis vídeos por semana", completa Magal.


Linguagem da internet, humor e elementos da cultura pop


O Viralizando busca ampliar o diálogo com o público jovem, dinamizar a grade da emissora pública e trazer para a televisão o potencial de comunicação, negócios e humor da internet. Com estrutura flexível, o fio condutor de cada episódio é uma entrevista em estúdio, mas diferentes quadros formam o programa trazendo um pouco da linguagem e do que é produzido na internet para a telinha.

Os quadros da atração ampliam a discussão dos temas levantados no estúdio para outros interlocutores. A ideia é trazer conteúdos quentes das redes, agregar doses de humor nas edições e brincar com elementos da cultura pop e nerd. Se o conteúdo do Viralizando é sério e altamente relevante, a forma é bem humorada, leve e dinâmica, como quase tudo o que se produz para a web.


Sobre o apresentador


Carioca de 29 anos, Alan Ribeiro é humorista, roteirista e sócio do Canal Ixi, terceiro maior canal de esquetes de humor do YouTube brasileiro com mais de 1 milhão de inscritos e mais de 100 milhões de visualizações.

Faz stand up e personagens no show de humor Primeiramente Comédia e já atuou também no Canal Parafernalha, segundo maior canal de esquetes do país com mais de 8 milhões de inscritos.

Em paralelo à atuação nos coletivos de humor, Alan foi estagiário e produtor de mídias na TV Brasil e no Portal da EBC no Rio de Janeiro.


Ficha Técnica
Apresentação: Alan Ribeiro
Direção: Manoel Borges
Produção: Anna Brandão
Produção web: Carolina Spork
Roteiro: Vida Oliveira
Edição: Isabele Valente
Coordenação de produção: Rodrigo Soprana e Daniel Gontijo


Serviço:
Viralizando - estreia, sexta-feira, dia 23/2, às 21h15, na TV Brasil
Viralizando - reprise, domingo, dia 25/2, às 22h30, na TV Brasil

Compartilhar: