Trilha de Letras discute legado de Guimarães Rosa para literatura nacional nesta terça (27)

Publicado em 26/03/2018 - 17:04 e atualizado em 26/03/2018 - 17:06

Filha do escritor bate um papo sobre as obras do pai com o apresentador

O programa Trilha de Letras da TV Brasil homenageia um dos maiores escritores de todos os tempos, João Guimarães Rosa, na edição desta terça (27), às 21h15. O autor revolucionou a literatura brasileira com sua linguagem inventiva e com o universo mítico do sertão do Brasil.

Para analisar essa legado, que inclui obras como o livro "Grande Sertão: Veredas" (1956) e contos como "A Terceira Margem do Rio", na publicação "Primeiras Estórias" (1962), o escritor e apresentador Raphael Montes recebe a filha do ilustre diplomata, novelista, médico e contista, a também escritora Vilma Guimarães Rosa.

A influência da fala popular e regional combina-se à erudição de Guimarães Rosa nos contos e romances que o imortal escreveu. As inovações na linguagem são uma marca da obra do autor mineiro cujas tramas costumam ser ambientadas no sertão do país.

A atração jornalística mostra como essa capacidade desenvolvida pelo escritor foi importante para a literatura nacional. Guimarães Rosa criou inúmeros vocábulos a partir de arcaísmos e termos populares contemplando invenções e intervenções semânticas e sintáticas. Com a temática e a linguagem de suas publicações a serviço de ambas, o autor era um mestre dos neologismos.

Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 6 de agosto de 1963, Guimarães Rosa foi o terceiro ocupante da cadeira nº 2, que tem como patrono Álvares de Azevedo. O célebre escritor adiou a posse durante quatro anos e assumiu o posto apenas em 16 de novembro de 1967, três dias antes de falecer.

O Trilha de Letras ainda traz o depoimento da pesquisadora Livia Baião sobre a produção literária de Guimarães Rosa. No quatro "Leituras com Katy", a jornalista Katy Navarro apresenta o livro “Sagarana” publicado pelo homenageado em 1946. Já o quadro "Dando a letra", com booktubers, traz o personagem “Vó Totonha”, da professora Silvana Schilive, do Paraná.
 

Serviço:
Trilha de Letras – terça-feira (27), às 21h15, na TV Brasil.
Trilha de Letras – terça-feira (28), às 6h, na TV Brasil.

 

Compartilhar: