Ator e produtor Perfeito Fortuna conta histórias da carreira no Recordar é TV

Publicado em 02/04/2018 - 14:44 e atualizado em 02/04/2018 - 15:53

Programa da emissora pública aborda curiosidades sobre a trajetória do agitador cultural

O Recordar é TV desta terça (3), às 22h45, na TV Brasil, recupera uma entrevista do ator e produtor Perfeito Fortuna para Ziraldo no programa O Papo, da extinta TV Educativa do Rio de Janeiro, em 1989. A produção foi resgatada do material de arquivo preservado no acervo da emissora pública.

Naquela ocasião, o agitador cultural relembra a época em que fez parte do grupo teatral "Asdrúbal Trouxe o Trombone" e fala sobre a criação do Circo Voador, projeto cultural do qual foi um dos fundadores.

Natural do Velho Continente, Perfeito Fortuna nasceu em Portugal em 1950 e veio para o Brasil ainda na adolescência. Preso durante a ditadura militar no país, o jovem conviveu com personalidades da cultura nacional como Caetano Veloso e Ferreira Gullar.

A partir daí, quando conseguiu liberdade no início dos anos 1970, começou sua trajetória artística. Junto com outras figuras expoentes das artes mudou a linguagem teatral na década de 1970 com o grupo "Asdrúbal Trouxe o Trombone". A experiência nos bastidores é uma de suas marcas.

Mais tarde, idealizou o Circo Voador, um espaço diferente para a época que revolucionou a noite carioca, lançou diversas bandas e propôs um novo conceito de fazer cultura. A chamada "economia criativa", termo cunhado hoje em dia com frequência, já era uma realidade para Perfeito Fortuna naquele tempo.

Agora com 68 anos, o artista continua a promove a arte em diversos espaços culturais na cidade do Rio de Janeiro, como a Fundição Progresso administrada por ele atualmente.

Também segue em carreira artista interpretando diversos papeis nos palcos e telas, produções em que ganhou visibilidade para um público que ainda não conhecia sua obra.

 

Sobre a atração e as novas homenagens


O programa Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material preservado no acervo da emissora pública com os registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.

Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração. O objetivo é tornar esses vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.

Para as próximas semanas estão previstas edições temáticas com grandes ícones da música, além de homenagens a personalidades consagradas como Dias Gomes, João Nogueira e Paulinho da Viola, entre outros.

 

Serviço:
Recordar é TV - terça-feira (3), às 22h45, na TV Brasil.
Recordar é TV - sábado (7), às 18h, na TV Brasil.

Compartilhar: