Partituras apresenta ‘Quarteto de Cordas da UFF’ com obras de Villa-Lobos e Shostakovich

Publicado em 27/04/2018 - 14:31

O programa Partituras de domingo, dia 29, apresenta o ‘Quarteto de Cordas da Universidade Federal Fluminense’ (UFF) executando obras de dois grandes compositores: o maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos e o russo Dmitri Shostakovich. Partituras vai ao ar ao meio-dia e meia, na TV Brasil. 

Morto em novembro de 1959, Villa-Lobos (1887-1959) deixou uma infinidade de obras para diversas formações musicais, além de um legado na educação musical, o canto-orfeônico. Em comemoração aos seus 130 anos de nascimento do maestro, completados no ano passado, o Quarteto de Cordas da UFF executa o quarteto nº 4, obra que o grupo registrou em primeira gravação mundial, em 1980. Esses quartetos (17 ao todo) são de uma extrema riqueza estilística e musical e figuram como obras icônicas na literatura para quarteto de cordas mundial.

O ano de 2017 marcou os cem anos da Revolução Russa.  Dmitri Shostakovich (1906-1975) viveu toda a sua carreira dentro do regime oriundo dessa revolução. Apesar do compositor fazer parte do partido comunista e participar ativamente da vida musical soviética, Shostakovich tinha críticas ao regime que, de alguma maneira, eram feitas em sua vasta obra musical. 

O quarteto de cordas nº 8 foi escrito em 1960, quando o compositor visitava à Alemanha trabalhando na composição da trilha do filme “Cinco Dias, Cinco Noites” dirigido por Lev Arnshtam e Heinz Thiel. Shostakovich vivia um período conturbado em sua vida com a descoberta de esclerose lateral amiotrófica, além de um forçado ingresso no partido comunista.

Por influência das autoridades do partido comunista, esse quarteto é dedicado “às vítimas do fascismo e da guerra”. Segundo relatos dos filhos de Shostakovich, este quarteto, na verdade, era dedicado ao próprio compositor, que o considerava como uma homenagem às vítimas de regimes totalitários, fato totalmente omitido da opinião pública da época. 
 

Repertório:

1. Heitor Villa-Lobos – Quarteto de Cordas nº 4, W 129
I. Allegro con moto
II. Andantino – Tranquilo
III. Scherzo - Allegro vivace
IV. Allegro

2. Dmitri Shostakovich – Quarteto de Cordas nº 8 em dó menor, op. 110
I. Largo
II. Allegro molto
III. Allegretto
IV. Largo
V. Largo

 

Ficha técnica:
Tomaz Soares – 1º violino
Ubiratã Rodrigues – 2º violino
Jessé Máximo Pereira – viola (músico convidado)
David Chew – violoncello


Serviço
Partituras - domingo, dia 29, ao meio-dia e meia, na TV Brasil

Compartilhar: