Território do Brincar estreia na TV Brasil com crianças no papel de protagonistas nesta segunda (16)

Publicado em 13/04/2018 - 15:50 e atualizado em 17/04/2018 - 10:51

Série inédita no canal estimula saberes da infância, cultura popular e novas experiências

Um convite para a vivência de brincadeiras, os festejos populares e os saberes da infância brasileira de criança para criança. Essa é a proposta da premiada série infantil Território do Brincar que a TV Brasil estreia nesta segunda (16).

Com 26 episódios de 2 minutos, a produção inédita na emissora pública será exibida de segunda a sexta, sempre em dois horários, às 11h30 e às 13h30, na programação da TV Brasil Animada, faixa do canal dedicada à garotada com mais de 7 horas diárias.

Com linguagem simples e poética, que costura figuras animadas e locuções infantis à forma documental, a série leva ao público infantil a magia, a alegria e a potência do brincar da juventude brasileira em sua pluralidade.

Idealizada e coordenada pelo casal de documentaristas especialistas na infância Renata Meirelles e David Reeks, com o apoio do Instituto Alana e coprodução da Maria Farinha Filmes, a série conquistou reconhecimento na Mostra Infantil de Florianópolis, em 2014, e no Festival Comkids - Prix Jeunesse Iberoamericano, de 2015.

A nova atração da TV Brasil acompanha o desenvolvimento das atividades lúdicas de lazer, entretenimento e diversão da garotada. A obra audiovisual percorre a geografia de gestos infantis que habitam brincadeiras de diversas regiões brasileiras. São movimentos que contam histórias, revelam narrativas e constroem uma linguagem própria do brincar.

Filme, livros e parcerias também são frutos da iniciativa

O projeto também rendeu um documentário homônimo de 90 minutos lançado em 2015, outras parcerias com instuições de ensino e publicações impressas. Território do Brincar é um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil.

A iniciativa é fruto de uma jornada de dois anos de imersão em diversas regiões do Brasil para estabelecer um diálogo com as crianças e produzir um vasto acervo audiovisual sobre o brincar, os gestos e as palavras que revelam a essência da infância. Renata Meirelles e David Reeks viajaram o país registrando essa interação universal de meninos e meninas de diferentes realidades.

A equipe do projeto percorreu durante 21 meses comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral. A produção mostra o contexto local no Pará, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
 

Primeiro episódio da série

Crianças do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, criam e recriam no seu imaginário a intimidade e a beleza da brincadeira de casinha na edição de estreia do programa Território do Brincar.

A dinâmica é intensa: buscar o terreno, limpar, construir, enfeitar com flores e arrumar a casa. Depois é só ascender o fogo, cozinhar e provar. Qualquer semelhança com a brincadeira de jovens nas grandes metrópoles não é mera coincidência, é o brincar que se manifesta de forma universal.

Valorização do conteúdo para crianças

A TV Brasil incrementou a faixa de programação dedicada à crianças em fevereiro quando a emissora pública estreou nova grade.

A sessão TV Brasil Animada leva ao ar mais de sete horas consecutivas de produções infantis para crianças e jovens de segunda a sexta-feira entre 10h e 17h30, praticamente sem interrupções.

A faixa também tem espaço maior aos fins de semana, nos sábados e domingos de 10h às 12h30. Aos domingos, ainda tem nova janela de 15h às 18h.

A TV Brasil Animada apresenta mais de 40 horas semanais de conteúdo infantil e juvenil educativo. Essa programação é organizada por faixa etária e destaca-se pela ausência de publicidade que incentive o consumismo.

Referência de conteúdo infantil na televisão aberta, o canal é uma das principais janelas para desenhos e animações nacionais. Com essa proposta, a TV Brasil também estimula novos realizadores e reforça valores como a não violência e a tolerância às diferenças.

Muitas animações de sucesso no país e no exterior estão em cartaz na grade da emissora pública como O Diário de Mika, Peixonauta, O Show da Luna!, Zica e os Camaleões, Meu Amigãozão, Osmar – a primeira fatia do pão de forma, Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas e Tromba Trem.

Serviço:
TV Brasil Animada - segunda a sexta, das 10h às 17h30; sábados e domingos, das 10h às 12h30; domingos, de 15h às 18h.

Estreia
Território do Brincar – segunda a sexta, às 11h30 e às 13h30.

Compartilhar: