TV Brasil Animada apresenta novas obras do Prodav para a criançada a partir de hoje

Publicado em 02/04/2018 - 08:30 e atualizado em 02/04/2018 - 08:35

Faixa infantil da emissora pública conta com três produções independentes ainda inéditas no canal


Além da Lenda, Muralzinho e Pintando a Sétima Arte são as três novas atrações infantis que a TV Brasil estreia nesta segunda-feira, 2 de abril, na sessão TV Brasil Animada, faixa de programação do canal dedicada à garotada, no ar diariamente a partir de 10h. Essas obras de conteúdo audiovisual independente foram selecionadas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav/TVs Públicas).

As três produções inéditas têm as crianças como protagonistas. Enquanto Além da Lenda e Muralzinho são animações com treze episódios de cinco minutos, a produção Pintando a Sétima Arte combina live action - participação da garotada em cena - com desenhos animados criados por esses pequenos cineastas. O programa tem treze episódios de sete minutos.


Curiosidades sobre as novas produções de conteúdo independente nacional

No ar às 11h, Além da Lenda alia humor e aventura para contar histórias do folclore nacional de uma forma bem peculiar. Realizada pela produtora pernambucana Viu Cine, a animação propõe um olhar diferente sobre a narrativa de várias lendas brasileiras a partir do ponto de vista dos próprios personagens.

A produção independente acompanha a Cuca, o Curupira, a Iara e outros mitos brasileiros em crise seja pela existência ameaçada ou porque a vida de lenda não está lá muito fácil. Nessa saga, o desenho sugere terapias que vão ajudar os principais ícones do folclore tupiniquim a recuperar a autoestima.

Já às 11h05, a série Muraliznho se passa no mural de um jardim de infância onde estão pregados os desenhos que as crianças fizeram durante a semana do folclore. Quando não tem ninguém por
perto, os personagens brincam, se aventuram e aprendem novidades todos os dias.

Na obra produzida pela goiana Mandra Filmes, desenhos de personagens do folclore brasileiro como Saci e Boitatá conversam entre si e resolvem divertidos mistérios. As figuras retratadas nas animações são amigos iguais as crianças na sala de aula.

Pouco depois, às 11h30, a TV Brasil estreia a série documental Pintando a Sétima Arte que revela os bastidores da produção de ensaios audiovisuais de um minuto realizados por crianças. A turminha na faixa etária de 9 e 12 anos desenvolve seus talentos na sétima arte a partir de temas pré-determinados sobre fatos nacionais da atualidade.

Na atração da produtora mineira Sarasvati, o incrível mundo do cinema é apresentado aos pequenos cineastas por meio de oficinas de documentário e animação. O programa é diversão garantida para o público que vai acompanhar as descobertas da criançada.

Os protagonistas mirins em cena atuam, produzem e entrevistam convidados diversos. No ar também aos domingos, às 16h45, Pintando a Sétima Arte trata de diversos temas de interesse para a formação da consciência cidadã, como arte, mídias e meios de comunicação, família, alimentação, lixo, água, animais, violência, medo,
consumo e brincadeiras.

 

Emissora pública oferece mais de 40 horas semanais de atrações infantis

A TV Brasil estreou nova programação em fevereiro e uma das novidades dessa grade é a duração da faixa dedicada à garortada. A TV Brasil Animada começa diariamente às 10h e leva ao ar mais de sete horas consecutivas de produções infantis para crianças e jovens de segunda a sexta-feira até às 17h30, praticamente sem interrupções. A faixa também tem janela maior aos sábados e domingos de 10h às 12h30.

Em fevereiro, a emissora pública estreou novos desenhos premiados como O Diário de Mika, indicado ao Emmy Kids Awards, e a terceira temporada da série Carrapatos e Catapultas. Também trouxe para a turminha miúda episódios inéditos de Osmar, a primeira fatia do pão de forma; e As aventuras de Fujiwara Manchester e Godofredo; além da produção própria Amigos do Pelotão.

Muitas animações de sucesso internacional tiveram sua primeira janela de exibição na emissora pública como Meu Amigãozão, O Show da Luna!, também indicado ao Emmy Kids 2016 -, Zica e os Camaleões, Peixonautae Tromba Trem.

A TV Brasil Animada apresenta mais de 40 horas semanais de conteúdo infantil e juvenil educativo. O canal é uma das principais janelas para desenhos e animações nacionais. Essa programação é organizada por faixa etária e destaca-se pela ausência de publicidade que incentive o consumismo.

Além disso, a emissora pública é uma grande apoiadora da produção de conteúdo infantil no mercado independente. A TV Brasil estimula novos realizadores e reforça valores como a não violência e a tolerância às diferenças.

 

Serviço:
TV Brasil Animada - segunda a sexta, das 10h às 17h30; sábados e domingos, das 10h às 12h30

 

Estreias
- Além da Lenda - segunda a sexta, às 11h;
- Muralzinho - segunda a sexta, às 11h05;
- Pintando a Sétima Arte - segunda a sexta, às 11h20; domingos, às 16h45.

Compartilhar: