Escritor Bráulio Tavares fala sobre ficção científica no Trilha de Letras

Publicado em 22/05/2018 - 07:54

Ficção científica. Este é o tema do programa Trilha de Letras que vai ao ar amanhã, dia 22, às 21h15, na TV Brasil. No bate-papo com o apresentador Raphael Montes, o escritor, tradutor e roteirista Bráulio Tavares conversa sobre a literatura de ficção científica.

“Ficção científica são todas as histórias que transformam a realidade e têm uma certa vinculação com a ciência”, diz Bráulio Tavares, que é autor do livro O que é ficção científica, lançado em 1986 pela coleção Primeiros Passos. “Quanto mais preso a uma explicação lógica e racional, mais próximo fica da ficção científica”, afirma.

Na conversa, Bráulio observa ainda que a ficção científica é “um universo muito grande, muito variado”, além de ser “necessariamente um segmento da literatura fantástica”. “Na ficção científica para mim  95% é de ficção. O científico é um tempero, um molho que você coloca no prato”, resume o escritor.

Raphael Montes e Bráulio Tavares também falam sobre o papel da ficção científica e os espaços existentes para a discussão de limites da ética, como a clonagem. O Trilha de Letras desta terça-feira, dia 22,  também traz depoimento do escritor de ficção científica Gerson Lodi-Ribeiro.

Serviço

Trilha de Letras - terça-feira, dia 22, às 21h15, na TV Brasil

Compartilhar: