Série Defensores reflete sobre a questão indígena no país

Publicado em 08/05/2018 - 18:09

Disputa agrária é tema da edição inédita da produção documental independente

O segundo episódio da série documental Defensores investiga a situação indígena e os conflitos agrários nesta quarta (9), às 21h45, na TV Brasil. A produção independente aborda a atuação dos defensores públicos no país em casos de violações de direitos humanos.

A questão das tribos na região de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é discutida em "Membira", capítulo inédito da produção documental dirigida pelo pelo jornalista Thiago Couto, diretor e roteirista da obra.

Em um cenário de disputa agrária, o defensor público federal Frederico Soares apresenta os principais desafios e perspectivas para a resolução dos conflitos que vêm há muitos anos resultando no assassinato de diversos indígenas.

O programa exibido pela emissora pública traz os comentários de Álvaro Tukano, liderança indígena que milita há mais de 30 anos pelo direito dos povos tradicionais. Realizada pela produtora paranaense Caminho Comunicação, a obra foi selecionada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav/TVs Públicas).

A TV Brasil é a emissora que mais exibe conteúdo nacional independente em sinal aberto. Segundo o Informe de Acompanhamento do Mercado de TV Aberta, estudo divulgado em agosto pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), em 2016, o canal exibiu mais de 1.162 horas de programação destinadas ao segmento.

Com cinco episódios de 26 minutos, a série Defensores revela o trabalho dos defensores públicos federais e estaduais em processos jurídicos sobre desigualdades. A obra documental mostra a luta de agentes públicos, pensadores e comunidades pela superação cultural dos problemas que afetam cidadãos nas cinco regiões brasileiras.

Em pauta, temas como direito à educação, disputa agrária com indígenas, trabalho escravo, vítimas da tragédia do Rio Doce e sistema penitenciário. Cada edição do programa traz a visão de especialistas que ajudam a compreender melhor o contexto e os dilemas do episódio.

Para o diretor da série, Thiago Couto, a atração atende a uma demanda contemporânea da sociedade. "Defensores nasceu de uma vontade antiga de abordar a desiguldade social brasileira a partir do olhar de personagens que lidam com esse tema diariamente", explica.

O jornalista completa a premissa da obra. "Andando por aí, a gente encontra comunidades, agentes públicos e pensadores que realmente querem ajudar o Brasil a superar esse cenário absurdo de contrastes", afirma o idealizador da produção Defensores.

 

Serviço:
Defensores – quarta-feira (9), às 21h45, na TV Brasil

Compartilhar: