Caminhos da Reportagem mostra a preparação do brasileiro para a Copa de 2018

Publicado em 06/06/2018 - 11:12

Torcedores brasileiros durante jogo da Copa de 2014 - Arquivo/TV Brasil

A uma semana do início da Copa do Mundo na Rússia, o programa Caminhos da Reportagem vai mostrar a preparação do brasileiro para o mundial. A equipe do programa, que vai ao ar na quinta (7), às 21h45, na TV Brasil, equipe foi às ruas e encontrou um torcedor menos otimista do que nas outras Copas. Mas ainda apaixonado.

Desde 1930, quando aconteceu a primeira Copa do Mundo, o Brasil é um dos protagonistas do evento. O país esteve presente em todos os torneios e fez história. Torcedor dedicado, o publicitário carioca Francisco Moraes começou a acompanhar a seleção em 1970. Ele se orgulha de ter ido a todas as Copas desde então. E já se prepara para partir para a Rússia. “Gastei mais de US$ 1 milhão vendo futebol. O patrimônio inteiro foi embora com prazer”, diz o publicitário.

Muitos são os exemplos de uma paixão desmedida pela seleção. Um grupo de biólogos nomeou 12 espécies de insetos recém-descobertos na Amazônia com o nome dos jogadores da seleção campeã de 1958. E o que dizer do senhor Josias e outros quase 40 mil brasileiros, que batizaram seus filhos de Romário na década de 1990, maravilhados com as jogadas do craque da Copa de 1994?

Esse amor sem tamanho, no entanto, parece abalado em 2018. Em janeiro deste ano, uma pesquisa mostrou que apenas 47% dos brasileiros acreditam numa vitória do Brasil. De acordo com analistas esportivos e ex-jogadores, é inquestionável o peso da derrota para a Alemanha. Além disso, o torcedor está mais distante da seleção. A internacionalização do futebol tornou os jogadores desconhecidos do grande público 

No Caminhos da Reportagem, o ex-jogador Afonsinho e os jornalistas e comentaristas esportivos João Máximo, Jorge Ramos, Sílvio Barsetti e Waldir Luiz falam sobre a Copa da Rússia, que começa na semana que vem. Outro convidado do programa é Ronaldo Helal, autor do livro “O que é sociologia do esporte”. 

 

Serviço 
Caminhos da Reportagem - quinta-feira, dia 7, às 21h45, na TV Brasil 

Compartilhar: