Recordar é TV resgata conteúdo histórico sobre futebol em série temática

Publicado em 18/06/2018 - 15:01 e atualizado em 18/06/2018 - 15:05

Atração que valoriza acervo da emissora pública apresenta edições durante a Copa do Mundo

 


A TV Brasil lança uma série de quatro edições especiais do programa Recordar é TV sobre futebol a partir desta terça (19), em novo horário durante a Copa do Mundo da Rússia, às 21h45.

Em ritmo de Mundial, a sequência temática recupera trechos da série "Futebol, o jogo da paixão", produção da TV Educativa do Rio de Janeiro no início da década de 1990 que faz parte do acervo preservado pela emissora pública.

O especial traz histórias curiosas do futebol, um panorama sobre as Copas do Mundo e homenagens a Garrincha e Falcão. A série combina lances de partidas com entrevista de ex-jogadores e jornalistas.

A atração era apresentada pela jornalista Carla Ramos e pelo hoje aposentado narrador esportivo Januário de Oliveira, profissional com passagem por emissoras como a Rádio Nacional, famoso por bordões como "É disso que o povo gosta", "Taí o que você queria", "Sinistro, muito sinistro" e "Cruel, muito cruel". As reportagens foram dos jornalistas José Guilherme, Dirceu Netto e Sérgio Maurício.

 

Temas e entrevistados no especial sobre futebol

O Recordar é TV viaja no tempo para relembrar histórias pitorescas da época de ouro do futebol brasileiro. Uma das edições é pé quente: antes do tetracampeonato de 1994, conta a história das Copas até então, em especial a campanha do tricampeonato de 1970.

O programa também presta homenagem ao mais célebre ponta direita do futebol, o saudoso Mané Garrincha, o "Anjo das pernas tortas". Em outra edição, traça um perfil sobre a carreira do craque Falcão, jogador, técnico e também comentarista esportivo.

Um time de primeira relembra os fatos que marcaram a história do esporte que é paixão nacional: Domingos da Guia, Nilton Santos, Didi, Telê Santana e Carlos Alberto Torres. A homenagem também traz depoimentos de craques dos anos 1980 e 1990 como Raul Plassmann, Júnior e Roberto Dinamite.

Cronistas esportivos que marcaram época como Armando Nogueira, Luiz Mendes, Roberto Porto, Oldemário Touguinhó, Sérgio Noronha, João Máximo e Áureo Ameno também trazem sua contribuição sobre o bom e velho esporte bretão.

 

Repórter José Guilherme e Armando Nogueira 


Calendário da série especial do Recordar é TV sobre futebol durante a Copa do Mundo


19/06 (terça-feira), às 21h45
Tema: Histórias do futebol


26/06 (terça-feira), às 21h45
Tema: Falcão


03/07 (terça-feira), às 21h45
Tema: Garrincha


10/07 (terça-feira), às 21h45
Tema: Copas do Mundo


Sobre o programa que valoriza o acervo da televisão pública


O programa Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir do material de arquivo preservado no acervo da emissora pública com os registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.

Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração.

O objetivo é tornar esses vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.

 

Serviço
Recordar é TV - terça-feira, dia 19, excepcionalmente, às 21h45, na TV Brasil.

Compartilhar: