Trilha de Letras estreia segunda temporada nesta terça (19) na TV Brasil

Publicado em 18/06/2018 - 14:55 e atualizado em 18/06/2018 - 15:00

Jornalista Sérgio Rodrigues bate-papo com Raphael Montes sobre futebol e literatura


Em novo horário durante a Copa do Mundo da Rússia, às 22h15, o programa Trilha de Letras estreia segunda temporada da TV Brasil nesta terça (19) com entrevistas que abordam o universo literário e assuntos mais factuais.

A atração apresentada pelo escritor Raphael Montes na emissora pública abre nova leva de 26 episódios com uma edição especial sobre Copa do Mundo. O convidado é o jornalista Sérgio Rodrigues, autor do premiado romance "O drible", uma das poucas obras de ficção sobre o esporte.


O bate-papo sobre literatura e futebol destaca aspectos da cultura esportiva que influenciam na sociedade. Os escritores discutem o porquê do futebol ser tão raro em títulos ficcionais, uma vez o que o assunto é bem explorado em obras biográficas.


Sérgio Rodrigues e Raphael Montes refletem sobre essa paixão pelo esporte e como ela pode se manifestar na prosa ou poesia. "O futebol é cheio de surpresas. Se você imagina um personagem que tem as pernas tornas e se torna um dos melhores jogadores da história, isso não faz sentido", analisa o jornalista sobre o genial Mané Garrincha.

 

Convidados e discussões literárias da nova temporada


Em uma das primeiras edições inéditas, o apresentador Raphael Montes conversa com o humorista Hélio de La Peña sobre o livro "Brasil do Casseta - Nossa história como você nunca riu", obra com o humor politicamente incorreto que caracteriza a turma do Casseta & Planeta. Ele analisa o espaço da comédia na sociedade contemporânea. "O humor levado a sério vai ter problema", sintetiza.

Único programa de literatura na televisão aberta, o Trilha de Letras recebe ainda nessa nova temporada outras personalidades que transitam pelo mundo dos livros como a escritora Duca Rachid, a roteirista Fernanda Young, a escritora Tânia Carvalho, o compositor Nei Lopes, o rabino Nilton Bonder e o autor Geovani Martins, entre outros.

Alguns dos temas em pauta nessas entrevistas do debate literário da TV Brasil são, respectivamente, dramaturgia, pós-feminismo, ghost writer, intolerância, totalitarismo e jovens da periferia.

Com direção da jornalista Emília Ferraz e duração de 26 minutos, o programa Trilha de Letras vai ao ar semanalmente na emissora pública. No talk show, os autores convidados debatem assuntos em pauta na sociedade a partir da literatura. A proposta é refletir com Raphael Montes sobre questões levantadas em suas obras e fomentar o hábito da leitura.

Em sonoras gravadas, outros escritores também discutem os temas literários abordados no bate-papo. O programa da TV Brasil conta com a participação especial da jornalista Katy Navarro que traz dicas de livros no quadro "Leituras da Katy" e um espaço com vídeos de booktubers que mostram a sua produção literária no quadro "Dando a Letra".

Apresentado por Raphael Montes, o programa Trilha de Letras tem reprise na TV Brasil às quartas, às 6h da manhã. A atração também pode ser acompanhada nas ondas do rádio toda terça-feira, às 23h, na Rádio MEC AM Rio 800kHz, e aos domingos, na mesma emissora, às 12h30.

 

Serviço
Trilha de Letras – terça-feira, dia 19, às 21h15, na TV Brasil.
Trilha de Letras – terça-feira, dia 19, às 23h, na Rádio MEC AM Rio 800kHz.
Trilha de Letras – quarta-feira, dia 20, às 6h, na TV Brasil.
Trilha de Letras – domingo, dia 24, às 12h30, na Rádio MEC AM Rio 800kHz.

 

Compartilhar: