EBC ingressa no Portal de Serviços do Governo Federal

Publicado em 21/11/2018 - 14:45 e atualizado em 22/11/2018 - 10:53

A EBC passou a integrar o Portal de Serviços ao cidadão, expondo o conjunto de ações estratégicas e de utilidade pública que é realizado com exclusividade pela Empresa. A inclusão da EBC no Portal do Governo Federal dá visibilidade ao portfólio de produtos e serviços ofertados à sociedade e às autoridades dos três Poderes, ao mesmo tempo em que informa como esses serviços podem ser acessados.

Lançado em maio de 2018, o Portal administrado pelo Ministério do Planejamento reúne os principais serviços oferecidos pela Administração Pública e foi criado para ampliar e simplificar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos no ambiente digital.

A iniciativa da inclusão partiu da Ouvidoria da EBC e está em sintonia com o esforço da direção da empresa de divulgar, para a população, os serviços de comunicação por ela prestados, entre os quais conteúdos informativos, culturais e de entretenimento disponibilizados nas várias plataformas.

"A EBC é única na prestação de determinados serviços de interesse da cidadania. Além de atender a demandas dos chefes dos três Poderes, divulgando seus pronunciamentos em rede nacional e dando transparência a atos e fatos que mexem com a vida do cidadão, a EBC alimenta de informação a mídia nacional e estrangeira e ainda faz chegar notícias, e serviços a todo o Brasil, inclusive áreas isoladas, mesmo em caso de catástrofe e colapso total das vias tradicionais de comunicação", afirmou a ouvidora da EBC, Christiane Samarco.
 
Os oito primeiros itens cadastrados no Portal de Serviços do Cidadão são apenas parte do que é realizado pela empresa. Conheça os serviços cadastrados:
 
Oferta de conteúdos informativos e culturais em libras

A NBR e a TV Brasil garantem acessibilidade para deficientes auditivos. Além da tradução em libras de conteúdos audiovisuais (filmes) e noticiosos (jornal Repórter Brasil é transmitido em libras ao vivo diariamente), a TV Brasil é a única emissora brasileira que tem um jornal produzido exclusivamente para este público especial. No Jornal Visual, os apresentadores utilizam a linguagem de libras, que pode ser acompanhada por legendas em português. Na NBR, todas as entrevistas do presidente da República também são transmitidas com tradução em libras.
 
Aplicativo Rádios EBC

O aplicativo Rádios EBC reúne em uma única plataforma as programações das 7 emissoras de rádios da empresa (Nacional Brasília AM, Nacional FM Brasília, Nacional Rio de Janeiro, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões, MEC AM e MEC FM). O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Moderno e gratuito, o aplicativo apresenta funcionalidades eficientes como o agendamento de notificações de 1 minuto antes de o programa começar; o compartilhamento nas mídias sociais, inclusive Whatsapp; e o uso em segundo plano.
 
Levar informações e auxiliar na comunicação em regiões isoladas do país

As rádios Nacional da Amazônia e do Alto Solimões são emissoras de rádio que alcançam regiões isoladas do país, incluindo comunidades ribeirinhas, indígenas e áreas de fronteira. Além da programação em português, a Nacional do Alto Solimões também transmite comunicados e notícias na língua indígena Tikuna, para atender à etnia mais numerosa na região.
 
A atuação dessas emissoras é considerada estratégica pelo trabalho de integração, com uma programação que reúne entretenimento e informação sobre os acontecimentos do dia no Brasil e no mundo, as emissoras também fazem prestação de serviços nas áreas de saúde, educação e previdência social. Além disso, em áreas isoladas em que não é possível contar com telefonia ou internet, as emissoras oferecem programas que possibilitam a comunicação ao vivo entre cidadãos da região.
 
Transmissão em Ondas Curtas

A transmissão em ondas curtas garante a possibilidade de acessar informações via rádio mesmo em caso de colapso da comunicação, incluindo a telefonia, a internet e a comunicação por satélite. Trata-se então de um serviço estratégico para o país, inclusive para a garantia da segurança nacional.
 
Publicidade Legal

A publicidade legal possibilita que a população tenha conhecimento dos atos oficiais praticados pelo poder público. Neste rol de atos que necessitam de publicação obrigatória estão editais, avisos, atas, balanços, relatórios e outros comunicados que órgãos e entidades da administração pública federal.
 
Distribuição de notícias em áudio

A Rede Nacional de Rádio produz e fornece conteúdo jornalístico gratuito para emissoras de todo o Brasil, assim como de países vizinhos. O foco da programação disponibilizada para download das rádios é a prestação de serviços ao cidadão e a divulgação das ações e programas do Governo Federal. Hoje, são cerca de 6 mil rádios cadastradas aptas a fazer download dos conteúdos disponibilizados. O número de acessos anuais gira em torno de 1,5 milhão.
 
Rede nacional de rádio e TV para pronunciamentos oficiais

Frequentemente os chefes dos três Poderes da República realizam pronunciamentos para a população. Para que tecnicamente isso seja viável, é preciso que seja realizada a formação de uma rede nacional de rádio e televisão. A EBC quem disponibiliza os requisitos técnicos para que seja possível a formação de rede e transmissão dos conteúdos. Na quase totalidade das transmissões em Rede Nacional, também é a EBC que faz a produção e a geração desses conteúdos.
 
Monitoramento de mídias para clientes do Governo Federal

O serviço de monitoramento garante acesso à seleção das principais notícias do dia, na medida em que são divulgadas pela imprensa. Os produtos oferecidos são: seleção de notícias em Mídia Digital (disponibilizada diariamente para assinantes); Alertas EBC – Monitoramento de sites, possibilidade do envio de alertas via WhatsApp e e-mail sobre determinados assuntos para atualizar o cliente no menor tempo; e site Clipping EBC, que oferece clippings eletrônicos de jornais, em formato texto; telejornais (resumos); rádios (acervo); além das sinopses de capas dos principais periódicos do país.

Tags: EBC Ouvidoria

Compartilhar: