EBC ganha o 35° Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo 2018

Publicado em 05/12/2018 - 10:21 e atualizado em 05/12/2018 - 10:25

A Empresa Brasil de Comunicação ganhou o primeiro lugar, na categoria Televisão, do 35° Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo com matéria do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil.

A reportagem “Barcarena, cidade contaminada”, da jornalista Flávia Peixoto, mostra os estragos causados por acidentes ambientais ao longo dos anos em Barcarena, região metropolitana de Belém (PA). O último acidente, ocorrido em fevereiro, envolveu a Hydro Alunorte, a maior refinaria de alumina do mundo. A equipe de reportagem percorreu a região e mostrou os impactos ambientais e os riscos à saúde humana.

Confira aqui a reportagem premiada:

Concorrendo com outras 30 reportagens, “Barcarena, a cidade contaminada” recebeu o prêmio de primeiro lugar. A segunda colocação ficou com a matéria “O mapa da fome no Brasil”, da TV Record (SP), e a terceira com a matéria “Neonazistas brasileiros no banco dos réus”, da TV RBS (RS).

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 10 de dezembro, às 20 horas, no Auditório da OAB, no Rio Grande do Sul.

O prêmio Direitos Humanos de Jornalismo é promovido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS), com o apoio da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC/RS) e da ARFOC/Brasil.

Criado em 1984, o prêmio tem como objetivo estimular o trabalho dos profissionais do jornalismo na denúncia das violações e na vigilância ao respeito dos Direitos Humanos.

Compartilhar: