EBC digitaliza áudios históricos para preservação de acervo

Publicado em 20/02/2019 - 13:56 e atualizado em 20/02/2019 - 14:28

Conteúdos históricos de importantes programas da Rádio Nacional agora estão disponíveis em formato digital. O processo de digitalização teve início em 2017 e recuperou mais de 1.300 arquivos analógicos das décadas de 80 e 90.

Entre os programas que tiveram seus conteúdos digitalizados estão: Encontro com Tia Leninha, transmitido pela Rádio Nacional da Amazônia entre os anos de 1979 e 1999; episódios de A Voz do Brasil das décadas de 80 e 90; e capítulos iniciais do programa Memória Musical, produzido pela Rádio Nacional FM.

A digitalização só foi possível graças a uma parceria entre a Gerência de Acervo e a Gerência de Operações de Rádio. De acordo com a Coordenadora de Tráfego e Pesquisa, Alvimar Rosa, a digitalização facilita o armazenamento e a conservação do acervo: “quando você migra um áudio analógico para digital você possibilita resgatar, preservar e divulgar esse conteúdo”.

De acordo com Alvimar Rosa, a digitalização tornou possível atender as demandas internas dos produtores de conteúdo, e demandas externas, servindo como fonte de pesquisa para trabalhos acadêmicos e produção de documentários.

Sobre os programas

Encontro com Tia Heleninha foi o primeiro infantil da Rádio Nacional da Amazônia. Permaneceu no ar por 20 anos (1979 - 1999) e era apresentado pela radialista Heleninha Bortone. O infantil foi sucesso de público durante todo o tempo que esteve no ar, e chegou a receber mais de seis milhões de cartas. Confira um trecho:

 

Outro programa restaurado foi o Memória Musical. Os episódios iniciais do programa traziam um artista ou personalidade relatando as músicas que marcaram sua vida. Confira um trecho do episódio gravado com o cantor Belchior:

 

Os arquivos digitalizados podem ser requisitados pelo e-mail centraldepesquisas@ebc.com.br.


 

Compartilhar: