7 de setembro: Embarque na Esquadrilha da Fumaça com a TV Brasil

Publicado em 06/09/2019 - 13:40 e atualizado em 07/09/2019 - 09:11

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) inovará neste 7 de setembro e levará o telespectador da TV Brasil a embarcar em um dos aviões A-29 Super Tucanos da Esquadrilha da Fumaça. As imagens serão transmitidas, ao vivo, pela TV e exibidas em telões na Esplanada dos Ministérios, onde ocorre o desfile cívico militar em comemoração à Independência do Brasil, em Brasília, a partir das 8h. 

A câmera da EBC será instalada no avião que ocupa a posição 4 (central) na formação do Esquadrão de Demonstração Aérea, nome oficial da Esquadrilha da Fumaça. "Transmitiremos ao vivo, em 4G, as imagens das acrobacias realizadas pela aeronave", explica o Diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia da EBC, Alexandre Henrique Graziani. 

Diretamente da aeronave central, comandada pelo Major Aviador Nunes, o telespectador poderá acompanhar manobras como break, tunô com alas invertidos, looping em linha de frente, espelhão e coração. Serão, aproximadamente, 27 minutos de apresentação no desfile. Geralmente, a demonstração da Esquadrilha tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias.

Uma equipe técnica de engenharia da EBC realizou testes nas aeronaves, na base área da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), para levar ao telespectador a experência de estar em um Super Tucano da Força Aérea Brasileira. 

 

Quem são os fumaceiros 

A Esquadrilha da Fumaça é atualmente comandada pelo tenente-coronel Marcelo Oliveira da Silva, que possui cerca de  5,2 mil horas de voo. No histórico do grupo, estão mais de 3,8 mil demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países. 

Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto realiza a locação da apresentação em solo. 

Confira as fotos dos fumaceiros que se apresentarão no Desfile da Independência, em Brasília, neste sábado: 

*As imagens aparecem em ordem crescente do número da aeronave

 

Saiba como assistir ao Vivo ao desfile de 7 de setembro

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) vai transmitir ao vivo neste sábado, 7 de setembro, o desfile cívico militar em comemoração aos 197 anos da Independência do País. A partir das 8h, é possível acompanhar a transmissão da cerimônia pelo canal da TV Brasil na TV aberta ou pela TV Brasil Gov na web.

Outra inovação por parte da transmissão da TV Brasil será o acompanhamento, via motolink, de toda a movimentação do presidente da República Jair Bolsonaro durante o desfile. A EBC acompanhará Bolsonaro desde a saída da residência oficial, no Palácio da Alvorada, até o fim da cerimônia da Independência. Saiba mais. 

A transmissão ao vivo do desfile acontece também pelas redes sociais da TV Brasil GOV no Youtube , Facebook e Twitter ; e  pelas redes sociais da TV Brasil no Youtube , Facebook e Twitter.

Prefere assistir pela televisão? Clique aqui e saiba como sintonizar a TV Brasil na sua cidade. 

Rádios EBC

A Nacional  Amazônia , a Nacional Alto Solimões e a Nacional Rio de Janeiro estarão em rede com a Rádio Nacional de Brasília  para  uma ampla cobertura do desfile com informações ao vivo a partir das 8h.

 

Assista a TV Brasil GOV ao vivo:

História da Esquadrilha 

A Esquadrilha da Fumaça originou-se da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.

Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se à aeronave um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Foi assim que os cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de "Esquadrilha da Fumaça". A primeira palavra escrita foi a sigla "FAB", nos céus da praia de Copacabana.

Em 1955, o Esquadrão passou a ter cinco aviões de uso exclusivo, com distintivo e pintura próprios.Assim, a Esquadrilha da Fumaça foi aumentando o número de manobras e se popularizando cada vez mais no Brasil e no exterior, até que em 1963 foi transformada em "Unidade Oficial de Demonstrações Acrobáticas da Força Aérea Brasileira", única no mundo a se apresentar com aviões convencionais, até 1969.

Com o tempo, as aeronaves e as acrobacias mudaram. Embora com uma estrutura bastante diferenciada do início, a essência da Esquadrilha mantém preservado o espírito de arrojo e determinação do grupo, procurando resguardar, hoje, os princípios que lhe deram sustentação ao longo da sua existência.

Em março de 2013, a Esquadrilha da Fumaça iniciou o processo de implantação operacional e logística das aeronaves A-29 Super Tucano. Trata-se da quinta aeronave adotada na história da instituição. Desde julho de 2015, a Esquadrilha utiliza essas aeronaves em suas demonstrações aéreas.

As cores da Bandeira do Brasil continuam a compor a pintura do novo avião, que ganhou tonalidades mais fortes e marcantes: a própria Bandeira Nacional é destacada na cauda do A-29, evocando o sentimento patriótico do público.


  

Compartilhar: