Rádio MEC
Primeira rádio do Brasil, a Rádio MEC conta com quatro emissoras – Rio de Janeiro AM e FM, Brasília e Belo Horizonte, é reconhecida pelo público por sua programação educativa/cultural e dedicada à música clássica. No ar desde 1923, sua história de pioneirismo começou como Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, criada pelo antropólogo Edgard Roquette-Pinto, em parceria com o engenheiro Henrique Morize. Doada em 1936 ao Ministério da Educação, a Rádio MEC é gerida, desde 2007, pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Com cerca de 50 mil registros e produções, a Rádio MEC possui um patrimônio de gravações de depoimentos que vão de Getúlio Vargas a Monteiro Lobato, passando por crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira. Em 5 de julho de 2022, a Rádio MEC foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio de Janeiro. Em 2023, ano do centenário da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, hoje Rádio MEC, o conjunto documental da Rádio Sociedade recebeu o certificado Memória do Mundo América Latina e Caribe (MoWLAC), emitido pela Unesco, como reconhecimento da importância histórico-social da emissora como difusora de uma rádio educativa no Brasil.
A Rádio MEC possui, hoje, um dos mais importantes acervos do rádio brasileiro, com quase 50 mil fitas de gravações e programas temáticos. Só o patrimônio de vozes reúne falas de Getúlio Vargas, Luiz Carlos Prestes, Monteiro Lobato, Drummond, John Kennedy, Vinícius de Moraes, Winston Churchill, Baden Powell e Ary Barroso, entre muitos outros. O acervo musical guarda títulos como "Antologia do Choro", "Quadrante", "História do Jazz" e "O humor na História da Música", além de fitas com gravações inéditas de grandes momentos das músicas brasileira e internacional.
Também fazem parte deste acervo os grandes momentos da poesia e literatura brasileiras, com Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino, Rubem Braga e Dinah Silveira de Queiroz, que escreviam crônicas semanais, lidas por Paulo Autran no programa “Quadrante”. A Rádio MEC revelou ao mundo o talento da jovem Arlete Pinheiro, que na Rádio MEC se transformou em Fernanda Montenegro.
Entre em contato com a Rádio MEC: radiomec@ebc.com.br
Site: https://radiomec.ebc.com.br
WhatsApp/Telegram: (21) 99710-0537
Facebook/Instagram/Twitter/TikTok/YouTube e Spotify: @radiomec
Endereço: Av. Gomes Freire, 474 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20231-014
Rádio MEC AM:
Também sintonizada em AM, por ondas médias, em 800 KHZ. Sinônimo de educação, arte e cultura, a emissora foi a primeira do Brasil. Sua programação musical contempla a diversidade da música popular brasileira, os programas infanto-juvenis e temas como ciência, sustentabilidade, inclusão, questões de gênero e educação.
Rádio MEC FM:
Na frequência FM, a Rádio MEC está presente no Rio de Janeiro 99,3 FM, em Belo Horizonte 87,1 FM e Brasília 87,1 FM. A emissora dedica quase a totalidade de sua grade de programação à música de concerto, com janelas de jazz, choro e música instrumental brasileira. Sua programação inclui agendas culturais relativas aos eventos musicais e de artes.
Realiza transmissões ao vivo de concertos das principais salas do país como o Theatro Muncipal do Rio de Janeiro, Sala Cecilia Meireles e Sala Minas Gerais. Recebe semanalmente músicos nos seus estúdios para um recital ao vivo no programa Sala de Concerto. Transmite desde 1923 o programa Ópera Completa, um dos mais antigos do gênero no mundo.