Rádio Nacional
A marca faz parte da história do país e conta, atualmente, com oito emissoras próprias, em diferentes regiões do Brasil: Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Rádio Nacional de São Paulo, Rádio Nacional de Brasília AM e FM, Rádio Nacional de Recife, Rádio Nacional de São Luís, Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional do Alto Solimões.
Entre em contato com a Rádio Nacional: radionacional@ebc.com.br
Site: https://radionacional.ebc.com.br
WhatsApp/Telegram: (61) 99989-1201
Facebook/Instagram/Twitter/YouTube e Spotify: @radionacionalbr
Endereço: SCS – Quadra 08 – Bloco B 50/60 – 1º Subsolo - Brasília - DF, CEP: 70.333-900
Emissoras
Rádio Nacional do Rio de Janeiro – 87,1 FM e 1130 AM: está presente na memória afetiva da população e é reconhecida como referência de programação plural e popular. Reúne, na mesma grade, música, informação, humor, dramaturgia, esporte e programas de auditório. A Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi inaugurada em 1936. Até o final de 2012, estava instalada no Edifício A Noite, o primeiro arranha-céu da América Latina. No início dos anos 1940, foi a principal emissora da América Latina e uma das cinco mais potentes do mundo. As transmissões em ondas médias e em três estações de ondas curtas levaram o rádio brasileiro longe e integraram as regiões mais distantes do território nacional.
A emissora desbravou novos gêneros, sistematizou a linguagem sonora e consolidou as matrizes do rádio popular no país. Da Rádio Nacional do Rio de Janeiro emanavam e faziam eco no país as vozes de intérpretes como Dolores Duran, Cauby Peixoto, Dorival Caymmi, Dalva de Oliveira, Marlene, Emilinha, Carmélia Alves, Orlando Silva, Francisco Alves, Carlos Galhardo e muitos outros.
A Nacional era o palco do maestro Radamés Gnatalli, que vestiu a música popular com arranjos de extrema riqueza. E foi por meio dela que Luiz Gonzaga espalhou o baião, o xote, o coco e o forró por todo o Brasil, que Paulo Gracindo e Brandão Filho brilharam com o Primo rico e o primo pobre e que a Radionovela virou mania nacional entre os brasileiros. O Repórter Esso, com Heron Domingues, surgiu primeiro na Nacional do Rio de Janeiro.
Rádio Nacional de Brasília - 980 AM e 96,1 FM: a emissora foi criada em 1958 para apoiar a construção da capital e servir como meio de comunicação para os trabalhadores que estavam construindo a cidade.
Com espaço para participação do ouvinte na programação, é comprometida com a informação objetiva, promoção de direitos e construção da cidadania, com abordagem de áreas como saúde, educação, política, economia, meio ambiente, cultura, esporte e utilidade pública.
Em 1976, estreou na frequência FM – a primeira a operar no Distrito Federal. Tem como destaque a música brasileira - da MPB tradicional à contemporânea - a música instrumental, os novos talentos e artistas de Brasília, assim como a produção dos países de língua portuguesa e da América Latina. Transmitindo com 20 Kilowatts de potência, pode ser sintonizada no Distrito Federal e entorno.
Desde 2009, realiza um dos eventos mais importantes para promoção da cultura local: o Festival de Música Rádio Nacional.
Rádio Nacional de São Paulo - 87,1 FM: a história da Rádio Nacional se reinventa em São Paulo, trazendo consigo um legado de décadas dedicadas à informação, entretenimento e conexão com os ouvintes desde 2021. Com um novo capítulo se iniciando na vibrante cidade de São Paulo, estamos comprometidos em oferecer uma experiência radiofônica única, repleta de conteúdo diversificado e de qualidade. Nossa missão é transcender fronteiras, romper barreiras e criar laços com a comunidade paulistana e além. Na Nacional São Paulo, abraçamos a riqueza cultural da metrópole, refletindo-a em uma programação que celebra a diversidade, a criatividade e o talento local da maior cidade da América Latina.
Rádio Nacional de São Luís - 93,7 FM: no ar desde 2022, representa um marco na história radiofônica desta cidade repleta de cultura, tradição e diversidade. Comprometidos em levar informação, entretenimento e conexão aos corações dos maranhenses, embarcamos nesta jornada com a promessa de oferecer uma experiência radiofônica enriquecedora e cativante. A Rádio Nacional de São Luís celebra a riqueza cultural e a identidade única desta região, trazendo à tona a essência vibrante da capital maranhense em cada programa, notícia e música que transmitimos. Queremos ser um elo forte entre a rádio e a comunidade, ouvindo suas vozes, aprendendo com suas experiências e crescendo juntos.
Rádio Nacional da Amazônia - OC 11.780KHz, 6.180KHz: Inaugurada em 1º de setembro de 1977, transmite em ondas curtas para a região da Amazônia Legal, com cobertura de mais da metade do território brasileiro. Alcança, potencialmente, 60 milhões de habitantes, com um sinal que chega em toda a região Norte, além de Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e outros estados. A rádio fortalece o elo entre as comunidades da Amazônia, integra a região com outros estados do Brasil e valoriza a diversidade cultural. Carinhosamente chamada de “Orelhão da Amazônia”, ela divulga recados e promove o reencontro de familiares e amigos. Sua programação tem como destaque a prestação de serviços e a valorização e divulgação da diversidade cultural da Amazônia.
Rádio Nacional do Alto Solimões - 96,1 FM: Criada em 2006, a Rádio Nacional do Alto Solimões oferece programas que misturam informação local e nacional com protagonismo para a produção da região. Interliga os nove municípios da região do Alto Solimões (AM), servindo de ponte para a informação e comunicação dos povos, das comunidades e dos municípios da área. O sinal da rádio atinge a região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.