one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012

Imagem:

Compartilhar:

Confira invenções e projetos da Semana Nacional de C&T

Criado em 16/10/12 20h48 e atualizado em 18/10/12 15h01
Por Portal EBC

SNCT - 4
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Valter Campanato/ABr)

De que maneira a tecnologia e os estudos científicos podem ajudar a humanidade a encontrar soluções em prol da sustentabilidade? Com esse foco e sob o tema ‘Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza’ acontece em vários estados brasileiros a 9ª Semana de Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).  Na Capital Federal, o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília) foi o local escolhido para sediar a Semana. A programação conta com palestras e debates sobre como fazer das cidades um lugar mais sustentável. Escolas, universidades, empresas públicas, privadas e ONGs expõem para os participantes as suas principais pesquisas e experimentos sobre o tema.

Saiba mais: Semana da Ciência e Tecnologia deve ter participação de 5 milhões de pessoas

O uso correto da terra e formas para maximizar ganhos na produção foram aspectos mostrados pelo programa Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, tecnologia social que consiste na disposição de anéis de terra em volta de um galinheiro. Cerca de 15 mil famílias já utilizam o sistema. O representante do projeto na Semana, Enio Ferreira, dá as informações.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Despertar o interesse dos mais jovens sobre economia verde e sustentabilidade também está entre as prioridades da SNCT. Em uma escola de São Paulo, cerca de 150 crianças participaram da elaboração de uma maquete que pretende explicar como seria uma cidade sustentável. No vídeo, a monitora Fernanda Moura mostra detalhes do projeto.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Todos os anos, um tema diferente é escolhido para representar a SNCT no país. O de 2012 segue em consonância com a discussão sobre um futuro sustentável e em alinhamento com a Conferência Sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), promovida em junho deste ano. A  Assembleia-Geral das Nações Unidas também declarou o ano de 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.

Confira imagens de invenções e programas em destaque neste primeiro dia da SNCT no Distrito Federal.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário