one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Avaaz promove consulta pública para decidir ações de 2013

Imagem:

Compartilhar:

Petições online: Avaaz faz consulta pública para definir prioridades para o ano

Criado em 11/01/13 22h19 e atualizado em 11/01/13 23h43
Por Leandro Melito Fonte:Portal EBC

Avaaz promove consulta pública para decidir ações de 2013
Avaaz promove consulta pública para decidir ações de 2013 (Divulgação)

Alterar o nome de perfil no Facebook (como no caso dos usuários que incluíram Guarani-Kaiowá nos seus nomes) não é a única forma de fazer protestos na web. Campanhas de coleta de assinaturas em favor de determinadas causas também tem grande força na internet.

Um exemplo de campanha que mobilizou os internautas trata da própria questão dos Kaiowá. O abaixo-assinado feito pela organização Avaaz já contou com apoio de mais de 300 mil pessoas. Diante de sucessos de campanhas como essa, a organização internacional promove uma consulta pública sobre quais temas irá priorizar em 2013.

A consulta é aberta à população e pode ser feita pela internet em 15 diferentes idiomas. De acordo com Alice Jay, diretora de campanhas da Avaaz, a ideia é dar aos membros de todo o planeta a oportunidade de priorizar as questões das campanhas e as áreas de trabalho e inovação em que a Avaaz deve focar.

Nas primeiras 24 horas, 14 mil pessoas de 100 diferentes países participaram da pesquisa, cujo resultado pode ser acompanhado no site da organização.  “É muito empolgante ver que as ideias dos membros estão alinhadas com a campanha e os planos de inovação que a equipe propôs para 2013”, diz Alice.

A organização realiza a consulta anualmente com os internautas. “São os membros que decidem se enviamos ou não determinada campanha”, afirma Alice.

A última pergunta do questionário indaga se a organização deve continuar seguindo o plano de ação estabelecido na pesquisa ou se deve ficar atenta a crises e prioridades. Até o momento, mais de 80% dos internautas escolheram a segunda opção.

O que é Avaaz

Criada em 2007 para promover campanhas na internet sobre temas que vão dos direitos humanos e democracia até mudanças climáticas e combate à pobreza, as campanhas da organização já arrecadaram cerca de US$ 12 milhões. De acordo com os organizadores, mais de 10 mil manifestações e protestos em quase todos os países do mundo foram criados na plataforma.

“Nós acreditamos que essa seja a primeira vez que uma organização desse tamanho elabora dessa maneira seu plano anual”, considera Alice. Atualmente, a Avaaz conta com 70 trabalhadores e financiamento obtido unicamente através de doações dos 17,4 milhões de membros.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário