one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Saiba sobre a vida astrônomo

Imagem:

Compartilhar:

Cientistas identificam possibilidade de haver planeta semelhante à Terra

Criado em 07/02/13 07h50 e atualizado em 07/02/13 18h38
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Astronomia
Até então, os cientistas acreditavam que os planetas potencialmente habitáveis poderiam estar a distância entre 300 e 600 anos-luz. (Galeria de Almudena Fndez / Creative Commons)

Brasília – A astrônoma Courtney Dressing, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, disse que há um planeta com condições semelhantes às da Terra a distância de 13 anos-luz.  A conclusão faz parte de um estudo divulgado hoje (7) e mostra que há possibilidade de haver  “outra Terra” no universo. Até então, os cientistas acreditavam que os planetas potencialmente habitáveis poderiam estar à distância entre 300 e 600 anos-luz.

“Pensávamos que teríamos de procurar distâncias vastas para encontrar um planeta como a Terra. Agora percebemos que outra Terra está provavelmente no nosso próprio quintal”, disse a pesquisadora.

Saiba como a Astronomia pode ser útil para a sociedade

Os cálculos foram feitos utilizando o telescópio norte-americano Kepler, partindo da premissa de que as estrelas denominadas gigantes vermelhas (red dwarves, em inglês) podem ter planetas habitáveis em suas órbitas, uma vez que são estrelas comuns, menores e menos quentes do que o Sol.

A partir da análise de 75 bilhões de gigantes vermelhas existentes na galáxia, os autores do estudo chegaram à estimativa de que cerca de 6% dessas estrelas devem ter um planeta semelhante à Terra e que o mais próximo pode estar a apenas 13 anos-luz de distância.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto

OBS: Esta matéria foi alterada às 14:47h para correção de informações. Existe a possibilidade de um planeta semelhante à Terra no universo, não no sistema solar, conforme foi afirmado.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário