one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Palco Gutenberg da Campus Party recebeu debate sobre a propaganda política na web

Imagem:

Compartilhar:

Mesmo sem legislação específica, campanha eleitoral na web ganha espaço

Criado em 02/02/13 18h51 e atualizado em 02/02/13 19h42
Por Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

Mesa de debates sobre eleições na web
Palco Gutenberg da Campus Party recebeu debate sobre a propaganda política na web (Foto: Nathália Mendes)

Desde a campanha presidencial nos Estados Unidos de Barack Obama em 2008, a internet tem ganhado força como novo espaço de discussão política, divulgação de plataformas de governo, mobilização da militância e interação entre candidatos e eleitores. Por causa disso, a forma de fazer campanha política na internet reuniu especialista em direito digital e os coordenadores de mídia digital das campanhas de Fernando Haddad, José Serra e Gabriel Chalita à prefeitura de São Paulo em 2012. Apesar de não haver uma legislação eleitoral específica para arbitrar o que pode e o que não pode em campanha na web, tanto o diretor de políticas públicas e relações governamentais do Google Brasil, Marcel Leonardi, tanto os coordenadores da campanha de Haddad (Jader Rossetto) e Serra (Eden Wiedemann) apontam que a internet é uma ferramenta poderosa a favor dos candidatos.

O diretor de criação de digital e TV da campanha do prefeito eleito Fernando Haddad, Jader Rossetto revela números do alcance da campanha de Haddad na web e aponta a produção de material específico para determinados grupos como um dos casos de sucesso de atuação nas redes:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais do Google e especialista em direito digital da aponta que o engajamento político e a discussão de propostas tendem a aumentar depois da utilização das redes sociais na campanha política e fala sobre a defasagem do código eleitoral vigente no país:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Coordenador de redes sociais e produção para internet de José Serra fala sobre a imagem que a campanha quis mostrar de Serra e conta como o front da campanha lidou com a "memetização" (criação de memes, isto é, de piadas imagéticas que viralizam na internet) de fotos do candidato:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário