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Mesmo sem legislação específica, campanha eleitoral na web ganha espaço
Criado em 02/02/13 18h51
e atualizado em 02/02/13 19h42
Por Nathália Mendes
Fonte:Portal EBC
Desde a campanha presidencial nos Estados Unidos de Barack Obama em 2008, a internet tem ganhado força como novo espaço de discussão política, divulgação de plataformas de governo, mobilização da militância e interação entre candidatos e eleitores. Por causa disso, a forma de fazer campanha política na internet reuniu especialista em direito digital e os coordenadores de mídia digital das campanhas de Fernando Haddad, José Serra e Gabriel Chalita à prefeitura de São Paulo em 2012. Apesar de não haver uma legislação eleitoral específica para arbitrar o que pode e o que não pode em campanha na web, tanto o diretor de políticas públicas e relações governamentais do Google Brasil, Marcel Leonardi, tanto os coordenadores da campanha de Haddad (Jader Rossetto) e Serra (Eden Wiedemann) apontam que a internet é uma ferramenta poderosa a favor dos candidatos.
O diretor de criação de digital e TV da campanha do prefeito eleito Fernando Haddad, Jader Rossetto revela números do alcance da campanha de Haddad na web e aponta a produção de material específico para determinados grupos como um dos casos de sucesso de atuação nas redes:
Diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais do Google e especialista em direito digital da aponta que o engajamento político e a discussão de propostas tendem a aumentar depois da utilização das redes sociais na campanha política e fala sobre a defasagem do código eleitoral vigente no país:
Coordenador de redes sociais e produção para internet de José Serra fala sobre a imagem que a campanha quis mostrar de Serra e conta como o front da campanha lidou com a "memetização" (criação de memes, isto é, de piadas imagéticas que viralizam na internet) de fotos do candidato:
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