one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


icq

Imagem:

Compartilhar:

Conheça a história dos chats antes da popularização do MSN

Criado em 01/04/13 16h03 e atualizado em 02/04/13 17h53
Por *Portal EBC Edição:Leyberson Pedrosa

Antes mesmo do serviço de mensagens do Windows Live Messenger, outros programas como o ICQ e mIRC marcaram a experiências dos brasileiros que ainda começavam a aprender a interagir com a internet após o início de sua comercialização no Brasil entre 1994 e 1995.

CONFIRA A LINHA DO TEMPO SOBRE A HISTÓRIA DOS BATE-PAPOS DA WEB

Década de 90

Salas de bate-papo: Fulano_  entrou na sala...
Quando a internet começou a chegar na casa dos brasileiros, ainda com conexão discada, um dos passatempos preferidos dos usuários era “entrar” nas salas de bate-papo dos grandes portais da época - até mesmo por não exigirem muito consumo de banda. O usuário podia selecionar a sala por tema para encontrar outras pessoas com as mesmas afinidades. As mais populares eram as salas de cidades específicas ou separadas por faixa etária.

Uma curiosidade: as salas tinham uma capacidade limitada de usuários simultâneos, por isso quem queria entrar em um chat considerado muito “popular”, tinha que esperar outra pessoa sair para poder acessar.

1995 - mIRC: Oi, quer tc?
Uma “evolução” das salas de bate-papo, os usuários instalavam o mIRC, um software que permitia conversar com milhões de usuários por meio do protocolo IRC. As pessoas escolhiam seus nicknames e entravam em canais (ou salas) específicos, que também eram organizados por temas. Antes de tudo, era preciso baixar e instalar o programa no computador.

Chamava atenção o visual bastante primário do programa e suas funcionalidades que, apesar de aparantemente simples para 2013, eram bastante populares entre os usuários. No mIRC era possível chamar algum usuário para um bate-papo privado, o chamado “pvt” (abreviação pra private - privado) ou conversar abertamente nos canais. Cada canal tinha seus donos, os chamados operadores, ou “ops”, que podiam expulsar ou banir um usuário que despeitasse as regras. Ser um "op" de um canal, que era simbolizado por uma @, era sinal de status.

1996 - ICQ: Oh, oh...
A sigla é uma brincadeira com a pronúncia das letras em inglês I Seek You que, em português, significa "Eu procuro você". No Brasil é chamado normalmente por "i-cê-quê".A marca do ICQ era uma florzinha que ficava verde quando o usuário estava online e vermelha quando estava offline. Cada usuário tinha um número de identificação, o chamado UIN. Para adicionar alguém à sua lista de contatos do bate-papo era precisa saber o “número do ICQ”, por isso muitos usuários decoravam sua identificação, uma espégie de RG online. Os chats eram privados e permitiam a conversa entre apenas duas pessoas. Quando recebia uma mensagem, o usuário ouvia um som (Oh-oh) que até hoje é bastante conhecido e imitado. Ouça:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

*Reportagem: Edgard  Matsuki
Colaboração: Amanda Cienglinski
Edição: Leyberson Pedrosa

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário