one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


yahoo messenger

Imagem:

Compartilhar:

Durante auge, MSN competiu com Yahoo Messenger e com o Skype

Criado em 01/04/13 16h23 e atualizado em 02/04/13 17h46
Por Portal EBC* Edição:Leyberson Pedrosa

No período “pós-MSN”, surgiram novos programas que desbancaram o software de conversa instantânea que rodava no Windows. Alguns deles eram voltados unicamente para o serviço de comunicação pessoal, a exemplo do Skype -  que foi comprado posteriormente pela empresa e irá substituir o MSN. Outros se tornaram tão populares que fizeram muitos usuários abandonarem antigos ambientes exclusivos de bate-papo.

CONFIRA A LINHA DO TEMPO SOBRE A HISTÓRIA DOS BATE-PAPOS DA WEB

1998 - Yahoo Messenger x MSN: eternos rivais

Antes do Google ocupar uma grande fatia de serviços na web, as empresas que dominavam a internet eram a Yahoo! e a Microsoft. A “saudável” rivalidade fazia que as duas empresas concorressem em muitos segmentos, inclusive nos programas de mensagens, chamados de messengers. Criado em 1998, o Yahoo! Messenger foi o pioneiro na junção de e-mail e chat. Porém, isso não fez com que ele superasse o MSN. Depois de um tempo, até os antigos inimigos se uniram: na tentativa de derrotar o Google, os logins do MSN valiam para o Y!M e vice-versa. Isso apenas adiou o fim dos dois. O serviço do Yahoo ainda existe, mas é difícil encontrar usuários ativos.

Características:

smiley Tem as mesmas funcionalidades do que o MSN, mas foi criado antes;
sad Entrou em decadência junto com a Yahoo!, o Yahoo! Mail e outros serviços.

1999 - Windows Live Messenger: amigos "virtuais" em rede

Em 1999, a Microsoft lançou um programa específico de mensagens instantâneas chamado MSN Messenger. Focado na interação de amigos "virtuais" a partir do programa instalado em suas máquinas, o software se fundiu com o Windows Messenger e passou a ser chamado de Windows Live Messenger. O programa ganhou vários complementos como a opção de exibir uma frase escrita pelo usuário, o envio de ícones animados e personalizados (os emoticons). A partir das mudanças constantes de tecnologias, o software lançou várias versões.

smiley Como o sistema operacional Windows liderava em máquinas pessoas, o MSN se tornou popular em várias partes do mundo;
sad As várias versões trouxeram dificuldades de compatibilidade entre os próprios usuários.

2003 – Skype - Telefone no computador (VoIP)

Com a qualidade de áudio e vídeo de dar inveja ao MSN, o Skype acabou se tornando a melhor opção para quem não se contenta em “teclar”. Para aqueles que usavam o recursos de fazer ligações para telefone por meio do protocolo de voz sobre IP (VoIP), o Skype ainda se tornou uma opção mais barata. Por meio tempo, os usuários mantinham os dois serviços: MSN para teclar, Skype para falar. Aos poucos, o Windows Live Messenger perdeu espaço e não trouxe novidades ao usuário, enquanto o Skype procurou se reinventar. Resultado: a serviço vai herdar todo o legado do velho e (já não tão) bom MSN.

Características:

yes Enquanto o vídeo do MSN travava e tinha uma janela pequena, o Skype permitia conversa em tela cheia e muita qualidade de áudio;
no Para chat, o programa tem uma interface complicada e mais "pesada". Depois que o MSN acabar, pode ser rejeitado pelos usuários mais acostumados com o Windows Live Messenger.

*Reportagem: Edgard Matsuki
Edição: Leyberson Pedrosa

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário