one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Islandês Eiríkur Bergmann

Imagem:

Compartilhar:

Democracia na web: um passo além dos protestos

Criado em 23/05/13 17h26 e atualizado em 23/05/13 18h02
Por Leandro Melito Fonte:Correspondente do Portal EBC

Eiríkur Bergmann
Islandês Eiríkur Bergmann, palestrou hoje (23) em Porto Alegre, e falou sobre a construção da Constituição de seu país, feita com sugestões das redes sociais (Foto: Cristiano Sant'Anna/indicefoto)

Porto Alegre - Na abertura do Conexões Globais 2013, nesta quinta-feira (23) em Porto Alegre, o papel das redes sociais para organizar protestos políticos em diferentes lugares do mundo foi um dos temas principais.

Para o islandês Eiríkur Bergmann, é preciso dar um passo além dos protestos e utilizar as redes sociais para aumentar a democracia nos governos. "É uma mudança tecnológica que muda automaticamente a sociedade", defende. Professor da Escola de Ciências Sociais da Bifrost University, da Islândia, Bergmann foi membro do Conselho Constitucional que elaborou a primeira constituição com a participação de cidadãos por meio das redes sociais, após os protestos que vieram com a crise econômica em 2011.

O Conselho, formado por 25 membros, trabalhou durante quatro meses na elaboração do novo texto, que contou com a contribuição das pessoas por meio do Twitter e Facebook. Entre as principais demandas apresentadas pela população para o novo texto, estavam questões relacionadas aos direitos humanos, direitos para população trangênero e preservação dos recursos naturais.

Bergmann considera que a mudança trazida pelas redes sociais não substituirá de uma única vez o atual processo político, mas por meio de uma "transferência" do atual sistema, influenciado de forma gradativa pelas mudanças na sociedade, que além da classe política deve também passar pela imprensa e pelas universidades. "A imprensa tradicional está morrendo. A mídia social se tornará a principal forma de comunicação. A participação muda o que você vê na mídia".

Brasil

A experiência islandesa está sendo estudada pelo governo brasileiro para aprimorar a participação dos cidadãos na elaboração de políticas públicas. Ricardo Poppi, coordenador geral de Novas Mídias da Secretaria Geral da Presidência fala sobre esse intercâmbio. Assista o vídeo.

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário