one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


monitoramento na web - web vigiada

Imagem:

Compartilhar:

Abin admite monitorar dados de redes sociais para investigações

Criado em 28/08/13 15h40 e atualizado em 28/08/13 15h56
Por Edgard Matsuki e Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

monitoramento na web - web vigiada
(Portal EBC)

Assim como os Estados Unidos, o Brasil também conta com uma agência responsável pelos serviços de inteligência no país. Trata-se da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). De acordo com site da própria Abin, o termo Inteligência é entendido como "as situações das realidades nacional e internacional, visando à produção de conhecimentos de interesse do Estado e da sociedade".  

No mês de junho, um reportagem publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo apontou que a agência brasileira estava montando uma rede para monitorar internet. Dois meses após a notícia, o reportagem do Portal EBC conseguiu confirmar, via pedido pela Lei de Acesso à Informação (LAI), que a Abin realmente monitora redes sociais. 

De acordo com o documento de resposta da Agência, enviado no dia 27 de agosto, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) esclareceu que a "Agência Brasileira de Inteligência quando necessário, realiza pesquisas em fontes abertas, incluindo mídias sociais, para eventual subsídios aos seus trabalhos". Nenhum outro detalhe como é o trabalho da Abin em redes sociais foi repassado, inclusive se o monitoramento acontece por meio de uma rede ou ocasionalmente. A Abin já havia sido procurada pelo Portal EBC para falar sobre o assunto, mas não concedeu entrevista à época. 

De acordo com Paulo Rená, um dos fundadores do Partido Pirata no Brasil, a prática de monitorar redes sociais pode ser aceita se existir uma suspeita prévia. "Se for feito um monitoramento sem uma suspeita prévia, pode ser configurada a invasão de privacidade. Mesmo que em espaços públicos", diz. Ele faz um paralelo com as câmeras de segurança: "Se o estado tem um suspeito, pode monitorar as ações desta pessoa dentro de uma cidade. Agora, ela não pode monitorar todo mundo para achar um suspeito". Para ele, isso fere o princípio de presunção da inocência. 

Abin mantém tópicos com informações sobre atividades

A melhor forma de se obter informações sobre a agência é no próprio site da Abin. Uma página mostra algumas informações sobre as atribuições do setor criado em 1996. De acordo com a página, que conta com "25 perguntas frequentes", a agência não tem atribuições de polícia e não pode "deter, prender, custodiar ou interrogar" ninguém". A página também aponta que a Abin não pode realizar escutas telefônicas legais, papel que fica a cargo da Polícia Federal. 

Um dos tópicos que mais chama atenção é o que trata do direito do cidadão a saber todas as informações que a Abin possa vir a manter sobre ele em seu banco de dados. De acordo com o informe da Agência, o interessado deve enviar requerimento assinado para o Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência solicitando, assim, a consulta e emissão de certidão em seu nome. O texto da Abin informa também que, além do requerimento, o cidadão deve enviar uma cópia da carteira de identidade (RG) e do CPF para o seguinte endereço:

SPO Área 05, Quadra 01, Bloco A
Asa Sul, Brasília, Brasil
CEP:70610-905

Além dessas informações, é possível fazer pedidos sobre documentos que os antigos serviços de inteligência brasileiros criaram sobre as pessoas. Neste caso, é preciso enviar uma carta ou telefonar para a Coordenação-Geral do Arquivo Nacional no Distrito Federal:

SIG Q. 2 lote 800. Edifício-sede da Imprensa Nacional.
Brasília-DF. CEP 70610-460
Telefones: (61) 3226 9026 e (61) 3321 1008

Saiba mais:

Entenda o caso Edward Snowden

Vivemos em uma ciberguerra? Confira opiniões de especialistas


Confira o Especial completo:

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário