one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


pessoas no computador consegi

Imagem:

Compartilhar:

Congresso de software livre tem laboratório para ajudar cidadão a fiscalizar poder público

Criado em 13/08/13 22h45 e atualizado em 13/08/13 22h56
Por Heloisa Cristaldo Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

 

Brasília – A atividade de hacker, um dos temas do 6º Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi), começou a ser discutida hoje (13) com o início das atividades do Ônibus Hacker. A iniciativa é um laboratório para ativistas debaterem as ações e desenvolver programas e aplicativos, a partir de dados disponibilizados pelo governo, que ajudem o cidadão na hora de fiscalizar o Poder Público.

O projeto tem programações durante todo o evento e é promovido pela Transparência Hacker, que  iniciou suas atividades em 2012 e, desde então, foram feitas oito invasões hackers. Nesta quarta-feira (14), entre os itens da pauta está o Balloon Mapping, uma oficina de mapeamento aéreo de baixo custo para monitorar obras públicas.

O congresso vai discutir políticas de software livre e gestão de tecnologias para o desenvolvimento de sistemas que promovam a cidadania, interoperabilidade de sistemas de governo e compartilhamento do conhecimento. O evento, que vai até a próxima quinta-feira (15), tem como  tema principal “Portabilidade, colaboração e integração”.

Segundo o diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni, a questão da portabilidade discute "a necessidade das aplicações de governo, voltadas ao cidadão, poderem ser utilizadas em diferentes plataformas como computadores, notebooks, tablets e smartphones".

A discussão sobre o registro de patentes de software será um dos temas abordados no Consegi na tarde desta quarta-feira, com o painel sobre panorama das patentes de software no mundo. O evento terá a participação do presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), Jorge Ávila, às 14h.

O congresso é promovido pelo Serpro e vai oferecer mais de 190 palestras, debates e oficinas gratuitas. Segundo a organização, além de pesquisadores e conferencistas, 720 alunos da rede pública e 600 alunos das universidades federais, estaduais, particulares e institutos federais devem participar do evento.  O congresso tem transmissão ao vivo pelo site do Consegi.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário