one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


voyager 1 sonda nasa sistema solar

Imagem:

Compartilhar:

Voyager 1 é primeiro objeto feito pelo homem a chegar ao espaço interestelar

Criado em 12/09/13 17h22 e atualizado em 08/04/15 16h51
Por Portal EBC*

voyager 1 sonda nasa sistema solar
voyager 1 sonda nasa sistema solar (AP Photo/NASA)

O veículo espacial da NASA Voyager 1 é oficialmente o primeiro objeto feito pelo homem a adentrar o espaço interestelar. A sonda de 36 anos está a aproximadamente 12 bilhões de milhas (19 bilhões de quilômetros) do nosso sol.
A informação foi divulgada pelo site da NASA nesta quinta-feira (12).

Segundo o comunicado, “novos e inesperados dados indicam que a Voyager 1 viaja a cerca de um ano por meio de plasma, ou gás ionizado, presente no espaço entre as estrelas. Voyager está em uma região transitórial imediatamente fora da influência eletromagnética do sol, onde alguns efeitos do nosso sol ainda são evidentes.

Um relatório sobre a análise destes novos dados, um esforço liderado por Don Gurnett e a equipe de ciência na Universidade de Iowa  está publicado na edição de quinta-feira da revista Science.

“Agora que nós temos informações, dados-chave, acreditamos que este é o salto histórico da humanidade para o espaço interestelar”, diz Ed Stone, cientista do projeto Voyager baseado no Intituto de Tecnologia da California em Pasadena. “A equipe Voyager precisa de tempo para analisar essas observações e dar sentido a elas. Mas agora podemos responder a questão que todos vinhamos fazendo: “Já estamos lá? Sim, estamos”.

Este momento histórico tão esperado deu lugar a controvérsias nos últimos meses: Dois estudos publicados mais cedo este ano - o último dos quais em agosto – haviam concluído que a sonda tinha saído do sistema solar no ano passado mas a NASA considerou essas investigações inconclusivas.

Elas sustentavam-se numa forte e súbita diminuição das partículas emanadas do sistema solar e no crescimento da irradiação galáctica indicada pelos instrumentos da nave espacial.

A duração de vida das duas sondas Voyager, lançadas em 1977 com um mês de intervalo e que avançam a 55.000 quilômetros por hora, não devia ultrapassar os cinco anos, mas elas estão ainda em bom estado de funcionamento. As suas câmaras foram apagadas para economizar a bateria de plutônio que deve esgotar-se por volta de 2020.

O programa de exploração Voyager tinha por objetivo o estudo dos planetas do sistema solar. As Voyager 1 e 2 sobrevoaram Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e 48 das suas luas. As informações recolhidas pelos nove instrumentos de bordo de cada uma das sondas fizeram delas a missão de exploração do sistema solar mais que mais deu resultados científicos de toda a história espacial.

* Com informações da NASA e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário